Tornado devastador atinge cidade no Paraná: vídeo impressionante mostra impacto e destruição.

tornado-devastador-atinge-cidade-no-parana3A-video-impressionante-mostra-impacto-e-destruicao

Vídeo mostra a chegada de um tornado em uma cidade devastada no Paraná.

O tornado estava presente dentro de uma supercélula que destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (7). No mesmo dia, outros dois tornados foram registrados em todo o estado.

Um vídeo gravado na sexta-feira (7) pelas câmeras do campus de Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) mostra a chegada do tornado na cidade vizinha de Rio Bonito do Iguaçu, localizada na região central do Paraná. A gravação foi feita em time-lapse, mostrando o avanço da supercélula, caracterizada pela presença de um mesociclone girando no interior da nuvem.

O vídeo impressiona pela velocidade e força do fenômeno, iniciando às 18h e indo até 18h16. As câmeras da UFFS captaram as imagens na zona rural de Laranjeiras do Sul, a aproximadamente 5 km de Rio Bonito do Iguaçu. Essas imagens foram analisadas pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e divulgadas na segunda-feira (10).

No mesmo dia, o Simepar atualizou que em Rio Bonito do Iguaçu os ventos atingiram até 330 km/h, e que outros dois tornados foram registrados, um em Guarapuava (a 130 km) e outro em Turvo (a 166 km).

Ao todo, seis pessoas perderam a vida durante as tempestades, com outras 750 feridas e 22 internadas até a última segunda-feira. O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas e resgates, focando em atender as famílias afetadas e distribuir donativos, com uma colaboração conjunta dos moradores, voluntários, servidores do Estado e prefeitura.

Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais impactada, tendo 90% de seus imóveis destruídos. Com cerca de 14 mil habitantes, o município enfrentará um processo de reconstrução, com um investimento de R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública destinado pelo governo estadual. Escolas e demais estruturas serão reconstruídas, enquanto medidas como a antecipação da renda mensal para os beneficiários do INSS serão disponibilizadas.

O cenário encontrado em Rio Bonito do Iguaçu foi comparado a uma situação de guerra pelo subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros. As famílias afetadas pela tragédia terão um longo caminho de recuperação pela frente, contando com o apoio da comunidade e das autoridades para superar os desafios causados pelo tornado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp