O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que poderá deixar o União Brasil no início de 2026 se sua candidatura à Presidência da República for vetada. Ele mencionou que outras alternativas como Solidariedade e Podemos estão sendo consideradas caso o cenário se confirme. Revelou durante evento em Salvador sua pré-candidatura ao Planalto em abril deste ano. Caiado afirmou em entrevista à coluna Painel, da Folha, no último sábado, 8, que ‘Eu tenho um projeto de ser candidato a presidente. As pessoas sabem disso.’.
Tendo em vista a possibilidade de veto da sua candidatura pelo União Brasil, Caiado ponderou que vai buscar novos caminhos. ‘Claro que se isso me for negado, eu procurarei outras alternativas’, afirmou o governador de Goiás. Solidariedade e Podemos estariam entre essas alternativas, tendo inclusive sondado Caiado. O União Brasil propôs como condição para sua permanência que ele pontue acima de 10% nas pesquisas até o início de 2026, sob risco de migrar para outra candidatura, como a de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em relação ao projeto de lançar sua candidatura pelo União Brasil, Caiado expressou confiança. Após um almoço com o presidente do partido, Antonio Rueda, e o secretário-geral, ACM Neto, ele afirmou: ‘Estamos caminhando bem’. O governador acredita na solidez do projeto, sustentando o compromisso de concorrer à presidência. A possibilidade de saída do partido e a busca por alternativas demonstram a complexidade do cenário político atual e a necessidade de sintonia entre líderes e legendas para viabilizar candidaturas presidenciais competitivas e bem estruturadas.




