O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pode deixar o União Brasil no início de 2026 se sua candidatura à Presidência da República for vetada. Caiado lançou sua pré-campanha durante um evento em Salvador no mês de abril deste ano. Ele afirmou que considerará outras alternativas se a legenda negar sua candidatura. Segundo ele, ‘Eu tenho um projeto de ser candidato a presidente. As pessoas sabem disso’. Caiado mencionou que Solidariedade e Podemos estão entre as possibilidades consideradas.
O União Brasil deu a Caiado até o início de 2026 para atingir mais de 10% nas pesquisas. Caso não alcance este patamar, a legenda cogitará apoiar outra candidatura, sendo a preferência uma coligação em torno do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Caiado acredita que o projeto de lançar sua candidatura pelo União Brasil está firme. Ele relatou um almoço com o presidente do partido, Antonio Rueda, e o secretário-geral, ACM Neto, declarando que ‘Estamos caminhando bem’.
O governador mencionou que se sua candidatura for negada, procurará outras opções políticas. Ele afirmou que considera a possibilidade de sair do União Brasil para ingressar em legendas como Solidariedade e Podemos, que já o sondaram. Caiado indicou que está ciente dos desafios políticos envolvidos e que está aberto a explorar novos caminhos para sua postulação presidencial. A dinâmica política em torno das candidaturas à presidência tem sido intensa, com diferentes partidos articulando alianças e estratégias que podem impactar significativamente o cenário eleitoral de 2026.




