Durante a abertura oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o governador do Acre, Gladson Cameli, foi flagrado em um emocionante abraço com o presidente Lula (PT). Essa cena ocorreu nos bastidores do evento, destacando a união entre o governo federal e os estados amazônicos diante dos desafios globais relacionados ao clima.
Ao se dirigir aos presentes, Cameli expressou sua alegria em participar da COP30, que pela primeira vez é sediada na Amazônia. O governador saudou o presidente da República, as demais autoridades federais, os governadores da Amazônia Legal, as delegações internacionais e todos os participantes envolvidos. Ele encorajou a colaboração unificada em prol do planeta.
Promovida pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), a COP30 acontecerá de 10 a 21 de novembro no Parque da Cidade, em Belém. Este evento reúne quase todos os países do mundo, conhecidos como “partes” da Convenção da ONU, para discutir medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A participação é restrita a credenciados.
Na cerimônia de abertura, o presidente Lula ressaltou a importância de sediar a COP30 no coração da Amazônia, enfatizando a responsabilidade compartilhada. Ele destacou a necessidade de união para cumprir os acordos climáticos. Gladson Cameli enfatizou o marco representado pela realização da conferência no Brasil e reafirmou o compromisso do Acre com a conservação da floresta e o desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia de transição da sede da COP de Baku (Azerbaijão) para o Brasil, estiveram presentes autoridades como o governador do Pará, Helder Barbalho, presidente da conferência, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a cantora Fafá de Belém, reforçando a importância do evento. A presença de Gladson Cameli e do presidente Lula simbolizou o compromisso conjunto na luta contra as mudanças climáticas e pela preservação ambiental.



