Polícia Civil de SP realiza operação contra intenção de bebidas adulteradas em 6 estados

policia-civil-de-sp-realiza-operacao-contra-intencao-de-bebidas-adulteradas-em-6-estados

Intoxicação por metanol: Polícia Civil de São Paulo faz nova operação contra adulteração de bebidas

No total, são 21 mandados de buscas em 6 estados: Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Bahia

Nova operação mira produção e venda de bebida adulterada — Foto: Reprodução EPTV

A Polícia Civil de São Paulo realiza nesta terça-feira (11) mais uma fase de uma operação contra uma rede criminosa envolvida na produção e venda de bebidas alcoólicas adulteradas por metanol. Essa nova etapa da Operação Poison Source, fonte do veneno na tradução do inglês, cumpre 21 mandados de buscas em 6 estados: Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Bahia. A operação é coordenada pela 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos – Divecar/Deic, da capital paulista.

Segundo a polícia, a investigação é resultado da análise de elementos obtidos a partir da prisão de Ilson de Sales do Amor Divino, apontado como um dos principais fornecedores de materiais para a produção de destilados adulterados. Ainda de acordo com polícia, a investigação tem por finalidade a consolidação do mapeamento dos núcleos de indivíduos envolvidos na cadeia de produção e circulação de bebidas alcoólicas falsificadas, assim como a interrupção de atividades ilícitas.

Na primeira fase, o objetivo era apreender produtos, maquinários e insumos para produção de bebidas, além de celulares, documentos e outros objetos que possam auxiliar nas investigações. No entanto, ao menos cinco pessoas foram presas em flagrante. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, testes preliminares feitos ainda nos locais já indicaram adulteração de bebidas, mas não necessariamente por metanol.

A Polícia Civil de São Paulo segue com a missão de combater essas práticas criminosas que expõem a população a riscos de saúde. A adequada investigação e a aplicação da lei são fundamentais para inibir a produção e comercialização de bebidas adulteradas, garantindo assim a segurança e o bem-estar da sociedade como um todo. Por isso, ações como essa operação são de extrema importância para coibir e punir os responsáveis por esses atos ilícitos.

Infelizmente, casos de intoxicação por metanol são recorrentes e trazem prejuízos imensuráveis para as vítimas e suas famílias. Portanto, a atuação firme e eficaz das autoridades policiais é essencial para evitar que situações como essas continuem acontecendo. É preciso conscientizar a população sobre os perigos do consumo de bebidas adulteradas e reforçar a fiscalização e punição dos envolvidos nesse tipo de crime. A segurança e a saúde pública devem ser prioridades em todas as esferas da sociedade.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp