Investigações e processos apontam estratégias da DE para escapar da Justiça e não indenizar clientes
Decisões e processos na justiça cível apontam saldo zerado nas contas de empresas para execução de dívidas. Ao DE e RJ2, Fernando Sampaio alega que não é verdade que contas não possuem dinheiro. Ele é investigado por estelionato.
Dono da Outsider é indiciado por estelionato; endividada, empresa oferece pacotes para a final da Libertadores
Os recentes indiciamentos e investigações contra Fernando Sampaio, dono da empresa Outsider Tours revelaram, segundo a Justiça e a Polícia Civil, um modo de operar que dificulta a responsabilização criminal contra a empresa.
Com mais de 600 ações judiciais e registros de ocorrência envolvendo suas empresas ou empresas de amigos próximos, Fernando passou por uma grave crise com a Outsider em 2022, quando prometeu aviões fretados para levar torcedores do Flamengo à final da Libertadores em Guayaquil, no Equador. A promessa não foi cumprida, com centenas de pessoas impedidas de embarcar.
Nos últimos anos, segundo investigações da Polícia do Rio, ele mudou de tática, utilizando o CNPJ de outras empresas para receber pagamentos referentes às vendas da Outsider.
> “Ele fecha o pacote por um valor baixo, abaixo do que o mercado oferece. Ele entrega parte do serviço, como estratégia de tentar descaracterizar o dolo, desqualificar o crime, e responder somente na esfera cível”, disse o delegado Neilson Nogueira, titular da 16ª DP, uma das delegacias que indiciou Fernando por crime de estelionato.
“Ele já entrou num círculo vicioso, com uma dívida tão elevada, que ele nunca vai colocar patrimônio no nome dele”, pontuou o delegado.
Foram registrados processos, ações judiciais e registros de ocorrência em 21 estados, além do Distrito Federal:
1. Alagoas (AL)
2. Amapá (AP)
3. Amazonas (AM)
4. Bahia (BA)
5. Ceará (CE)
6. Espírito Santo (ES)
7. Goiás (GO)
8. Maranhão (MA)
9. Mato Grosso (MT)
10. Mato Grosso do Sul (MS)
11. Minas Gerais (MG)
12. Pará (PA)
13. Paraíba (PB)
14. Paraná (PR)
15. Pernambuco (PE)
16. Rio de Janeiro (RJ)
17. Rio Grande do Norte (RN)
18. Rio Grande do Sul (RS)
19. Santa Catarina (SC)
20. São Paulo (SP)
21. Sergipe (SE)
Quando os clientes vão à Justiça e vencem os processos, muitos têm dificuldade para conseguir citar Fernando ou suas empresas, assim como executar as dívidas que a empresa precisa pagar.
“Nos últimos dois anos, em todos os processos em curso neste Juizado, foi constatada a existência de saldo zerado quando da realização de penhora pelo sistema SISBAJUD”, diz um um trecho de uma sentença do Juizado Especial Cível de junho deste ano.
Outros processos analisados pelo DE e pelo RJ2 citam, em ações de penhora online, dizem que não foi localizado “qualquer montante disponível”.
Fernando nega que não haja bens disponíveis em nome da Outsider para pagamentos de dívidas reconhecidas judicialmente:
“Não é verdade que não encontram dinheiro na conta. É um número de processos grande: Às vezes encontra, as vezes não”, disse o empresário.




