Chuva provoca desabamento e inundação em Salvador: veja os estragos

chuva-provoca-desabamento-e-inundacao-em-salvador3A-veja-os-estragos

Desabamento de casa, inundação e deslizamento de barranco: chuva deixa Salvador em estado de atenção
Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de chuva já superou o esperado para todo o mês de novembro.

A chuva que atinge Salvador DE há mais de 24 horas causou estragos em diversos pontos da cidade, nesta quarta-feira (12). Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado em cerca de 72 horas já superou o esperado para todo o mês de novembro.

No bairro de Fazenda Grande 2, uma laje inacabada caiu sobre uma casa e um casal ficou soterrado, pela manhã. As vítimas foram retiradas dos escombros com vida, com a ajuda de vizinhos, e, em seguida, foram levadas para hospitais da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

Após o resgate, a área foi isolada, juntamente com outros cinco imóveis próximos. Conforme informou a Prefeitura de Salvador, os moradores receberão auxílio aluguel.

Em Itapuã, um rio onde acontece uma obra de macrodrenagem transbordou e a água inundou casas. A situação pegou moradores de surpresa, ainda durante a madrugada.

Quem conseguiu salvar alguma coisa fretou um caminhão com vizinhos e levou os pertences para a casa de familiares, por medo da situação piorar.

Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que é responsável pela obra, disse que as obras no Canal Mangabeira, em Itapuã integram o projeto de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, executado pelo Governo do Estado para reduzir os históricos alagamentos.

Há oito anos, o barranco tinha recebido uma espécie de manta sintética impermeável, com uma camada de concreto por cima, para diminuir o risco de deslizamento, mas a estrutura não resistiu ao temporal.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp