Mais de 200 mil candidatos são pré-aprovados para sorteio da CNH Social no Maranhão; veja a lista
Ao todo, 202.242 foram considerados aptos a participar do sorteio, que será realizado nesta sexta-feira (14), com fiscalização do Detran-MA.
1 de 1 O CNH Social cobre todas as etapas do processo de habilitação. — Foto: Mateus Xavier/DE Bahia
O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) divulgou a lista dos candidatos pré-homologados para o sorteio da CNH Social 2025. Ao todo, mais de 300 mil pessoas se inscreveram no programa, que oferece a primeira habilitação gratuita. A relação dos nomes está disponível no site da instituição.
A seleção foi feita após análise dos dados dos inscritos, com base no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Dos 317.911 inscritos, 202.242 foram considerados aptos a participar do sorteio, o que representa 63,6% de aprovação.
Esses candidatos vão concorrer a uma das 10 mil vagas oferecidas pelo programa, que garante a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A (moto) ou B (carro). O objetivo é facilitar o acesso ao documento e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho.
Estar na lista de pré-homologados não garante a vaga. O sorteio eletrônico será realizado nesta sexta-feira (14), com fiscalização do Detran-MA. Segundo o Detran, o processo é auditável e transparente. A lista dos sorteados será publicada no mesmo dia no site do Detran-MA e no Diário Oficial do Estado.
Segundo o diretor-geral do Detran-MA, Diego Rolim, “a pré-homologação é um filtro rigoroso e necessário, que garante que as vagas sejam disputadas exclusivamente por quem realmente se enquadra nos critérios sociais e cadastrais do programa. Trata-se de uma etapa que reforça a transparência, a responsabilidade na gestão dos recursos públicos e o compromisso do Governo do Maranhão com uma seleção justa”.
Quem for selecionado deverá comparecer a uma unidade do Detran-MA entre os dias 24 de novembro e 23 de dezembro. Nessa etapa, os documentos serão analisados para abertura do processo de habilitação no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Os candidatos também serão informados sobre os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados para os cursos e exames.
O Detran-MA disponibilizou uma ferramenta online para que os candidatos acompanhem todas as etapas do processo. Para acessar, basta entrar no site do órgão, clicar em “CNH Social” e depois em “Acompanhamento da inscrição”.
É necessário informar CPF, NIS, nome completo, data de nascimento e validar o acesso com o reCAPTCHA. A plataforma mostra os dados do candidato, a categoria escolhida, se é Pessoa com Deficiência (PCD) e o status da inscrição, “Apto” ou “Inapto”, com justificativa em caso de reprovação.
O Detran-MA alerta que o Programa CNH Social é totalmente gratuito. Nenhuma taxa é cobrada em nenhuma fase, nem para inscrição, nem para sorteio ou emissão da CNH.
Criado pela Medida Provisória nº 507, de 10 de setembro de 2025, o Programa CNH Social tem como metas ampliar o acesso à habilitação, promover inclusão social, qualificação profissional e contribuir para a segurança no trânsito. Os beneficiários têm direito à isenção de taxas do Detran-MA, exames médicos e psicológicos, curso teórico e prático, provas e emissão da Permissão para Dirigir (PPD). Em caso de reprovação, é possível refazer os exames gratuitamente uma vez, dentro do prazo de um ano.
O cronograma do CNH Social 2025 contempla diversas etapas, desde as inscrições até a entrega de documentos. A iniciativa atende os 72 municípios maranhenses integrados ao Sistema Nacional de Trânsito até 5 de setembro de 2025. Os candidatos selecionados devem seguir as orientações do Detran-MA de forma oficial, evitando possíveis golpes ou fraudes.




