Pacientes de hospital que teve incêndio de grandes proporções são transferidos para oito hospitais de Fortaleza
As chamas atingiram a área externa do Hospital César Cals, no Centro da cidade, e foram controladas pelo Corpo de Bombeiros por volta das 11h38 desta quinta-feira (13).
Secretária da Saúde de Fortaleza fala sobre incêndio no Hospital César Cals, em Fortaleza
Os pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals foram transferidos para outras oito unidades de saúde de Fortaleza, após o incêndio de grandes proporções desta quinta-feira (13). Segundo a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, Cerca de 15 pacientes foram transferidos na manhã desta quinta, enquanto outros 40 aguardavam a transferência.
As chamas atingiram a área externa do hospital e foram controladas por volta de 11h30, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Conforme a Secretaria da Saúde, nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou as unidades — da rede municipal e estadual — que estão recebendo os pacientes transferidos. Veja a lista abaixo:
– Hospital Universitário do Ceará (HUC)
– Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM)
– Hospital Infantil Albert Sabin (Hias)
– Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA)
– Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher)
– Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana
– Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter
– Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará
Entre 10 e 15 pacientes – mães e bebês – foram transferidos na manhã desta quinta-feira (13) após o incêndio de grandes proporções atingir o Hospital César Cals, onde eles estavam internados. A informação é da Secretaria da Saúde do Ceará, que acompanha o caso.
Vídeos obtidos pelo DE mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e em incubadoras.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disse que o incêndio foi registrado na subestação de energia do hospital. “As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária de energia atuaram de forma imediata, controlando as chamas e a fumaça prontamente. Nenhuma área assistencial foi atingida e não há feridos”, pontuou a pasta.




