A DE, maior empresa de energia do país, confirmou que a subestação de energia do Hospital DE Dr. César Cals, em Fortaleza, passou por uma manutenção um dia antes do incêndio que atingiu a área externa do hospital. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 11h38 desta quinta-feira (13), sem deixar feridos. De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, nenhuma área assistencial foi afetada.
Após o incêndio, todos os pacientes, incluindo 117 bebês e 153 mulheres entre gestantes e puérperas, foram transferidos para outras unidades de saúde em Fortaleza. Parte da estrutura do hospital já foi reenergizada com o auxílio de geradores, porém, por questões de segurança, a Secretaria da Saúde decidiu manter o hospital fechado até a conclusão da perícia no local. A avaliação da estrutura vai determinar a reabertura do hospital.
A rede municipal e estadual de saúde em Fortaleza estão recebendo os pacientes transferidos do Hospital DE Dr. César Cals. As unidades que receberam os pacientes são: Hospital Universitário do Ceará (HUC), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana, Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter e Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará.
A subestação de energia do Hospital DE Dr. César Cals foi o local onde o incêndio teve início, segundo informações da Secretaria da Saúde do Ceará. As equipes de bombeiros e da concessionária de energia agiram rapidamente para controlar as chamas e a fumaça, evitando que áreas assistenciais fossem atingidas e que pessoas saíssem feridas. O governador Elmano de Freitas determinou a transferência dos pacientes para outras unidades.
Em coletiva de imprensa, a secretária de Saúde, Tânia Mara, afirmou que o incêndio na subestação de energia não afetou as áreas assistenciais do hospital e que medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança e proteção dos pacientes. A Enel Distribuição Ceará, responsável pelo fornecimento de energia, realizou um desligamento emergencial na unidade hospitalar para auxiliar nos trabalhos das autoridades e assegurar a segurança de todos durante a ocorrência.




