Limpeza compulsória retira 14 toneladas de lixo de casa em Goiânia

limpeza-compulsoria-retira-14-toneladas-de-lixo-de-casa-em-goiania

Acumulador tem 14 toneladas de lixo removidas de casa, em Goiânia; vídeo

Prefeitura fez limpeza compulsória após identificar focos de dengue, escorpiões e risco de incêndio no imóvel.

A Prefeitura de Goiânia realizou, nesta quarta-feira (12), uma limpeza compulsória em um imóvel na Vila Romana, região Leste da capital, onde um morador idoso de 76 anos, acumulava excesso de lixo e materiais julgados sem utilidade (veja o vídeo acima). A operação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já retirou cerca de 14 toneladas de resíduos e deve continuar até a próxima segunda-feira (18).

Como o nome do homem que teve o lixo recolhido de seu imóvel não foi identificado, não conseguimos contato com ele.

Segundo o gerente de fiscalização da Diretoria de Vigilância em Zoonoses, Jadson Moreira Lima, o caso começou a ser acompanhado no início de 2024, depois que vizinhos denunciaram a situação. Durante um as vistorias, agentes de combate a endemias identificaram focos do mosquito da dengue, ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos, além da presença de materiais inflamáveis espalhados pela casa.

“A equipe de fiscalização fez cinco visitas no local. Nessas visitas nós levamos psicólogo e assistente social do distrito para dar todos os encaminhamentos que o município tem para oferecer e tentar fazer com que eles se desfizessem desses materiais, mas essas visitas não tiveram êxito,” disse.

Ainda conforme SMS o morador, havia sido notificado e recebeu prazo de 10 dias para realizar a limpeza voluntária. Ele também foi orientado a buscar acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Como nenhuma providência foi tomada, a limpeza foi feita de forma compulsória.

Jadson explicou que a própria estrutura do imóvel torna a operação mais lenta e por isso mesmo começando na quarta-feira (12) a operação só deve ser finalizada na próxima segunda-feira (17).

“Retirada tá sendo feita tudo de forma manual. Já foi retirado cerca de 14 toneladas de material inservível e eu creio que ainda vai mais em torno de duas a três toneladas para ser retirado,” disse Jadson.

A secretária ainda apontou que Goiânia registrou 23 limpezas compulsórias em imóveis em 2025. Parte dos materiais que tinham valor comercial foi separada com ajuda do próprio morador e encaminhada para uma recicladora; o valor será revertido à família. O restante está sendo levado ao aterro sanitário.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp