O Bienal nas Escolas é um projeto que tem impactado positivamente a procura por livros nas bibliotecas públicas do Rio de Janeiro, registrando um aumento de 25% nas escolas participantes. Mais de 2 mil alunos, entre 9 e 12 anos, tiveram a oportunidade de participar de encontros com escritores ao longo do ano, reforçando assim o impacto da Bienal do Livro Rio para além dos dias de festival no Riocentro. Essa iniciativa, criada em 2019, tem como objetivo principal manter vivo o estímulo à leitura entre crianças e adolescentes de escolas públicas, percorrendo diversas regiões e encerrando suas atividades em escolas como o CIEP Municipal Oswald de Andrade, em Anchieta.
Com o patrocínio da Light e o apoio das secretarias estadual e municipal de Cultura, além das pastas de Educação, o projeto Bienal nas Escolas contou com a presença de 11 autores renomados, como Thalita Rebouças, Flávia Lins e Silva, entre outros. Cada escola participante recebeu uma caixa com livros para acrescentar ao seu acervo, além de uma ilustração ao vivo, feita com base nas sugestões dos alunos presentes. O impacto da leitura foi evidente, principalmente para alunos como Laura Abreu, de 11 anos, que afirmou que a leitura abriu horizontes e a fez enxergar o mundo de uma maneira diferente.
A diretora do CIEP Oswald de Andrade, Laise Pacheco, destacou a importância da iniciativa ao trazer o mundo literário para perto dos alunos, principalmente daqueles que não têm a oportunidade de ir à Bienal do Livro. Com o tema “Um Rio de Histórias”, a Bienal nas Escolas busca valorizar a cultura local e aproximar os estudantes do universo literário, transformando a escola em um espaço de formação de leitores. A diretora da GL events Exhibitions, Tatiana Zaccaro, ressaltou o impacto positivo do projeto e como a literatura precisa alcançar as pessoas onde elas estão.
O aumento na procura por livros nas bibliotecas das escolas participantes demonstra o impacto significativo da iniciativa do Bienal nas Escolas, que contribui para a formação de leitores e o desenvolvimento educacional dos alunos. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, enfatizou a importância desses encontros na promoção de um desejo genuíno de leitura, além de tornar as salas de leitura mais frequentadas e valorizadas como espaços de aprendizado. Dessa forma, o projeto se consolida como uma importante ferramenta na promoção da leitura e no estímulo ao hábito de ler entre os jovens estudantes do Rio de Janeiro.




