Chuva dá trégua e temperaturas aumentam em todo o estado, diz Cimehgo
Inmet e Cimehgo confirmam calor e instabilidade controlada no fim de semana, mas alertam: frente fria traz chuva intensa, vento e granizo para o Centro-Sul de Goiás a partir de segunda-feira.
Goiás respira aliviado com uma pausa nas chuvas generalizadas. O final de semana promete tempo firme e calor intenso. Sol e temperaturas elevadas dominam o estado. Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) confirmam a tendência e pedem atenção para a mudança brusca que se aproxima. A previsão do Inmet para este sábado (15/11/2025) aponta máximas que podem bater os 35°C em DE. A umidade do ar e o forte calor até criam condições para chuva, mas o risco de tempestade é baixo. O Inmet não emite alerta de chuva intensa ou temporal para o final de semana.
O boletim do Cimehgo reforça esta análise: nenhum dos municípios de Goiás apresenta risco potencial para a ocorrência de tempestades neste sábado. Assim, a instabilidade se mantém sob controle neste primeiro dia do final de semana. Essa tranquilidade, contudo, tem data para acabar. O cenário muda radicalmente na próxima semana. A causa é uma frente fria poderosa. O sistema meteorológico entra pelo Sul do País na noite de sábado e avança rapidamente.
A frente fria atua primeiro na Região Sudeste e chega ao Centro-Oeste pelo Mato Grosso do Sul no domingo à noite. Em Goiás, o sistema atinge o estado na segunda-feira (17). A partir deste dia, o estado entra em alerta. A segunda-feira marca a chegada da chuva intensa. O Inmet aponta condições para o volume d’água subir muito, principalmente na região Centro-Sul de Goiás. Moradores devem se preparar para pancadas de chuvas mais fortes. Além da água, a atenção deve ser redobrada com os riscos de tempo severo. A chuva intensa pode vir acompanhada de fortes rajadas de vento em várias regiões. Há também a possibilidade de queda de granizo na área Sudoeste do estado.
A semana que terminou registrou chuvas isoladas e pouca chuva no geral. A precipitação foi pontual. Mesmo assim, alguns pontos registraram chuva intensa. O Inmet prevê que a próxima semana, após a passagem da frente fria, tenha uma estabilidade maior. As chuvas devem ficar mais intensificadas ao longo dos dias, espalhando-se mais pelo estado. O monitoramento do Cimehgo mostra que as chuvas recentes já trouxeram um impacto positivo nos recursos hídricos. O Rio Meia Ponte, que abastece a região de DE e Itumbiara, por exemplo, apresentou alta em seus níveis. O nível alcançou a zona de normalidade. No entanto, a situação de outros rios importantes ainda preocupa. O Rio Araguaia (monitorado em Aruanã e Nova Crixás) e o Rio Vermelho (a montante da Cidade de DE) seguem com níveis abaixo da zona de normalidade.
Região Central – DE: A capital registra a máxima em torno de 35°C, com a possibilidade de chuva muito isolada. A umidade do ar deve cair bastante nas horas mais quentes do dia. Região Sudoeste – DE: O calor é intenso na região. O termômetro fica acima dos 30°C, com sol e pancadas de chuva que ocorrem de forma passageira e em pontos específicos. Região Centro-Sul – DE: A máxima se mantém elevada na região, com o sol forte e a umidade do ar baixa no período da tarde. As chuvas ocorrem de maneira pontual. Região Norte – Uruaçu: A instabilidade persiste com o calor, mas a chuva não deve ser generalizada. O dia tem sol forte e temperaturas altas.




