Cavalo desgovernado com charrete causa acidentes e transtornos no litoral de SP; VÍDEO
Uma câmera de monitoramento registrou um dos acidentes provocados pelo cavalo em Guarujá (SP).
Cavalo foge, atinge moto com jovens e causa transtornos no litoral de SP
Um cavalo com uma charrete atrelada sem ninguém conduzindo causou transtornos no trânsito de Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo DE, o animal estava desgovernado quando atingiu uma motocicleta em movimento e várias estacionadas (assista acima).
Os acidentes aconteceram na noite de quinta-feira (13), no bairro Jardim Santa Helena. Imagens do circuito de monitoramento da Avenida Manoel Albino mostram quando o animal invadiu a via, caiu na pista e se levantou rapidamente, correndo até a calçada, onde derrubou motocicletas em frente a um restaurante.
Antes disso, o cavalo havia atingido um motociclista de 20 anos que estava com um adolescente de 16 na garupa. Segundo familiares dos jovens, o animal veio na contramão e bateu na frente da moto. Em seguida, colidiu em um poste e seguiu desgovernado para a Avenida Manoel Albino.
Ao DE, os parentes contaram que a dupla ficou com escoriações e a moto foi destruída pela colisão. Ainda conforme relatado, o caso foi atendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) e os envolvidos foram conduzidos à delegacia, mas a Polícia Civil não registrou boletim de ocorrência alegando não se tratar de crime.
Após os acidentes, o cavalo parou em frente ao restaurante e foi resgatado pelo médico veterinário Júlio César da Silva. O profissional foi acionado por uma das proprietárias do estabelecimento, que se prontificou a pagar pelo atendimento.
Ao DE, Júlio contou que deu orientações via telefone para acalmar o cavalo e, quando chegou, encontrou o animal mais calmo. Ele havia sido amarrado pelo tutor, que relatou que duas crianças tinham saído de casa escondidas com a charrete.
Ao DE, o veterinário explicou que o cavalo apresentava sinais estáveis, apesar de escoriações e um corte profundo na pata da frente. “Mas graças a Deus não pegou nenhuma artéria, não pegou nenhum vaso importante que fizesse com que ele perdesse sangue demais”, afirmou.
O cavalo foi medicado e estabilizado, mas não foi liberado para voltar para casa porque o esforço poderia gerar novas hemorragias. Ele ficou em um terreno de um amigo do tutor no mesmo bairro.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá reforçou que a legislação municipal proíbe a condução de animais presos a veículos, motorizados ou não, por meio de cordas, coleiras, correntes ou quaisquer outros meios, o que inclui charretes e similares. A Prefeitura mantém fiscalização contínua para coibir essa prática e acompanha o caso.
Procuradas pelo DE, a Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo não se manifestaram sobre o caso.




