Você conhece o ‘xis’ gaúcho? Diferente do ‘x-tudo’ e do ‘cheeseburger’, prato típico tem festival no RS com direito a lanche de 24 kg e até versão doce.
Pão, bife, queijo, ovo e salada… Pode ser parecido com bauru ou hambúrguer, mas quem já experimentou sabe que é diferente. Conheça o lanche que faz sucesso (e só tem no RS).
Você sabe o que é um ‘xis’? Pão, bife, ovo e salada… É parecido com bauru ou hambúrguer, mas quem já experimentou sabe que é diferente. — Foto: Xis do Bira/Divulgação.
Toda lancheria que se preze no Rio Grande do Sul oferece no cardápio “xis” (e não está escrito errado: não é “cheese” nem “X”, mas “xis” mesmo) – um tradicional lanche gaúcho que é parecido com bauru ou hambúrguer, mas quem já provou não tem dúvidas de que é diferente.
A receita básica é: pão, bife, ovo, queijo, salada e molhos. Mas os “sabores” podem variar do salgado (xis galinha, xis coração, xis filé…) ao doce (chocolate ou califórnia, com frutas). Ele é prensado na chapa, o que deixa o pão redondo levemente crocante, e é servido no prato acompanhado, geralmente, da maionese caseira que é a marca da casa onde foi feito o lanche.
O lanche é tão popular que na “cidade do xis”, Santa Maria, na Região Central do estado, existe uma lanchonete especializada para cada 434 habitantes. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santa Maria avalia que fatores como o preço baixo e a grande quantidade de universitários – sempre à procura de um prato simples e barato – na cidade fazem com que o lanche seja muito popular na região.
Não se sabe ao certo quem fez o primeiro xis e quando ele surgiu, mas acredita-se que tenha sido na mesma época em que foi criada a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), primeira instituição do tipo fundada em uma cidade brasileira que não era uma capital – o que atraiu muitos estudantes para a cidade.
De acordo com o projeto Iconografia Local Santa Maria, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), “hoje este centro universitário é identificado como a ‘Capital do Xis’, as lanchonetes estão por toda a cidade e ainda tem os food trucks, que ficam abertos até tarde, criando assim uma dinâmica alegre e agitada que é liderada pelos jovens universitários, movimentando a cidade”.
E, neste final de semana, ocorre na cidade um festival que celebra o lanche na chapa preferido dos gaúchos, que está na sua terceira edição. O evento, que começou na sexta-feira (14), vai até domingo (16). Durante os três dias, a organização espera superar as mais de 35 mil pessoas que foram à segunda edição do evento em 2024. Desta vez, o Festival do Xis será na Gare da Viação Férrea, no Centro.




