Segunda etapa Enem 2025: candidatos de Ribeirão Preto e Franca fazem prova de ciências e matemática

segunda-etapa-enem-20253A-candidatos-de-ribeirao-preto-e-franca-fazem-prova-de-ciencias-e-matematica

Enem 2025: 48,7 mil candidatos fazem 2º dia de prova na região de Ribeirão Preto e Franca

Neste domingo (16), serão aplicadas 45 questões de ciências da natureza e outras 45 de matemática. Portões fecham às 13h e aplicação do exame começa às 13h30.

Candidatos fazem segunda etapa do Enem neste domingo (16)

Candidatos fazem segunda etapa do Enem neste domingo (16)

Estudantes das regiões de Ribeirão Preto, Franca, e Barretos fazem neste domingo (16) a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 48.704 candidatos inscritos nesta edição.

Os candidatos voltam aos mesmos locais de prova para responder 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática.

A abertura dos portões é às 12h e o fechamento, às 13h. A aplicação das provas começa às 13h30.

Os candidatos podem deixar a sala de prova a partir das 15h30, mas só podem levar o caderno a partir das 18h. A aplicação do exame se encerra às 18h30, meia hora mais cedo que a primeira etapa.

Na última quinta-feira (13), o Inep divulgou o gabarito oficial da primeira etapa da prova.

O Ministério da Educação (MEC) informou que a abstenção foi de 27% no domingo (9) em todo país. Foram 90 questões de linguagem e ciências humanas e a redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Candidatos ouvidos pela equipe do DE avaliaram a prova como “cansativa”, “com poucas imagens” e “desafiadora”.

A nota final do Enem 2025 será divulgada em janeiro de 2026.

Candidatos do Enem 2025 fazem prova na Uni-FACEF — Foto: Igor do Vale/g1

Movimentação de candidatos do ENEM 2025 em universidade de Ribeirão Preto — Foto: Larissa Vieira/g1

O local de prova deve ser consultado no cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante. Para acessar, é necessário fazer login com a conta gov.br (CPF e senha).

Documento de identificação válido, físico ou digital; deve ser original e com foto. Algumas versões digitais serão aceitas, como e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital. Capturas de tela não serão válidas. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Precisa levar o cartão de confirmação da inscrição? Não é obrigatório, mas é recomendado pelo Inep. No documento, constam as informações sobre local de prova, idioma escolhido (inglês ou espanhol) e atendimento especializado (se houver). Durante a prova, o papel deve ficar guardado.

Lanche, água e bebidas não alcoólicas podem ser consumidos durante a prova; o ideal é que estejam em embalagens transparentes e sem rótulos. Artigos religiosos (como quipá e véu) e materiais de acessibilidade (máquina de escrever em braile, sorobã, lupa e outros) são permitidos.

Os demais itens até podem entrar com o estudante na sala de prova, mas deverão ficar embaixo da carteira ou dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos aplicadores, devidamente lacrado e identificado. Eletrônicos devem estar desligados. Se o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico emitir sons mesmo que dentro do envelope, o participante será eliminado do Enem.

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, por meio da RP Mobi, que vai garantir transporte público gratuito para todos os estudantes — das redes pública e privada — que farão o Enem neste domingo. O benefício será válido em todas as linhas do transporte coletivo urbano. Para embarcar, basta apresentar a carteira de estudante. Durante os dias de prova, a RP Mobi fará o monitoramento em tempo real dos ônibus e poderá reforçar a frota nas linhas com maior concentração de candidatos.

Chegar com antecedência é essencial. É recomendado que os candidatos saiam de casa com folga, considerando o trânsito e o funcionamento reduzido do transporte público aos domingos. Se possível, simule o percurso até o local de prova antes de sair de casa.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp