Implosão do Hotel Urupema em São José dos Campos: Antes e Depois da Demolição com 50 kg de Explosivos

implosao-do-hotel-urupema-em-sao-jose-dos-campos3A-antes-e-depois-da-demolicao-com-50-kg-de-explosivos

Veja ANTES E DEPOIS da implosão do antigo hotel na Avenida Nove de Julho em São José dos Campos, SP. A construção foi demolida com 50 kg de explosivos em uma ação que durou cerca de seis segundos. As imagens registradas pela Rede Vanguarda mostram a mudança no cenário após a implosão do hotel na região do Jardim Apolo em São José dos Campos, no último domingo (16). A construção foi implodida por volta das 10h, distribuindo 50 kg de explosivos em 420 pontos de detonação, derrubando uma estrutura de 9 mil toneladas de concreto e ferro.

Para realizar a operação, ruas e avenidas ao redor do antigo hotel Urupema foram bloqueadas. Moradores de prédios e casas nas proximidades precisaram deixar seus apartamentos como medida de segurança. Às 10h, os explosivos foram acionados a partir de uma sala de controle, e o prédio foi reduzido a escombros, gerando uma cortina de poeira. Para controlar o pó, foram utilizadas piscinas de plástico com água, além de telas na base do terreno e drones especiais que soltaram jatos de água.

O hotel foi inaugurado em 1976 e funcionou até julho deste ano, quando a área foi vendida para uma construtora. Está prevista a construção de um novo prédio residencial com uma galeria de lojas no local. Antes disso, será necessário limpar os 9 mil toneladas de escombros do hotel, um trabalho estimado em cerca de um mês.

O engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho da Implosão, foi o responsável pela operação. Ele já participou de mais de 200 implosões no país, incluindo a do pavilhão do complexo penitenciário do Carandiru e a de um prédio no Jardim Aquarius, ambos em São José. A implosão completa 50 anos no Brasil neste ano e tem sido uma prática cada vez mais utilizada devido à eficiência em evitar meses de demolição manual, sujeira e poluição sonora.

A implosão do antigo hotel Urupema em São José dos Campos foi uma decisão adotada para minimizar o impacto aos moradores, evitando o incômodo causado por meses de demolição manual. Com a implosão, a construtora responsável busca causar o menor transtorno possível à vizinhança. Confira antes e depois da implosão do hotel na Avenida Nove de Julho em São José dos Campos, SP nas imagens registradas pela TV Vanguarda.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp