Evento celebra 50 anos da obra de Raimundo Carrero e movimenta a Praça São Miguel com lançamentos, oficinas e contação de histórias. Raimundo Carrero é homenageado em Festival Literário de Fernando de Noronha.
O 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha (Literarte) reúne desde sexta-feira (14) escritores, músicos, moradores e turistas na ilha. O evento termina neste domingo (16). O homenageado da edição, o escritor pernambucano Raimundo Carrero, falou ao público sobre sua trajetória.
Carrero celebra este ano os 50 anos do primeiro romance, A história de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão. Durante o festival, ele também lançou A vida é traição, seu novo livro.
No sábado (15), a jornalista Cláudia Prosini e a historiadora Márcia Hazin apresentaram o livro infantil Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha. O evento é promovido pela Administração da Ilha, com atividades na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios.
A Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) instalou um estande no evento, promoveu oficinas, contou histórias e lançou uma edição especial da Revista Continente dedicada à ilha. Neste domingo (16), a CEPE lança a Coletânea de Cordéis e Xilogravura, com trabalhos produzidos por estudantes da ilha para o Concurso Literário Escrita Criativa.
A turismóloga Paula Haikel, visitante de São Paulo, participou do Literarte e aproveitou para comprar livros. A estudante Maria Clara da Silva, moradora de Noronha, também visitou o festival e se encantou com a possibilidade de ter acesso aos livros expostos.
O curador do Literarte, Ney Anderson, avaliou o evento de forma positiva e expressou sua expectativa em realizar outras edições. A intenção é incorporar o festival no calendário cultural, fortalecendo o Literarte ao longo do tempo. A diversidade de atividades e a interação entre escritores, moradores e turistas contribuem para o sucesso do evento, que promove a literatura e a cultura local.




