Enem 2025: com filho autista, família de Campinas que fez prova unida destaca importância da inclusão
Pai, mãe e dois filhos participaram dos dois dias de prova na cidade.
Com filho autista, família de Campinas que fez Enem unida destaca importância da inclusão
A família de Campinas (SP) que prestou o Enem 2025 unida destacou a importância de incentivar mais famílias atípicas, após o segundo dia do exame realizado neste domingo. Pai, mãe e dois filhos, sendo o mais velho autista, participaram dos dois dias de prova na cidade com um objetivo que vai além da busca por uma vaga na universidade.
> “Somos pais atípicos, com filho autista. Queremos incentivar outras famílias a trazerem os filhos para essa experiência. Não estamos expondo a família, mas mostrando uma realidade do Brasil”, afirmou o pai, Jeferson Amarante, de 46 anos.
Ian Faustino Amarante, de 21 anos, é autista nível 1 e fez o exame pela terceira vez. Ele ainda está em dúvida entre letras e tecnologia da informação. “A redação foi a parte que eu mais me garanti. O resto ficou no meio termo”, contou.
Já o caçula, Samuel Faustino Amarante, de 16 anos, participou como treineiro e gostou das questões de matemática. “Como eu sou mais de exatas, para mim foi mais fácil. A redação também foi tranquila porque caiu etarismo, assunto que vimos bastante na escola”, disse.
A mãe, Luciene Maria Faustino Amarante, de 48 anos, fez a prova pela primeira vez. “É mais para incentivar eles”, resumiu.
A região de Campinas registrou 54.028 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025. O número representa um aumento de 14,8% em relação ao ano passado, quando 47.031 pessoas se inscreveram para o exame.
Os dados do são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação, que é responsável pela aplicação da prova.
A partir das 18h, será possível acompanhar no G1 o gabarito extraoficial das questões objetivas. A correção da prova será feita em programa ao vivo.




