Setor de beleza cresce na região de Piracicaba e pesquisa aponta paixão e busca
por autonomia como impulsionador
Cidades da região tiveram aumento de 47% nas atividades de cabeleireiro,
manicure, pedicure e outros negócios ligados à estética nos últimos cinco anos.
Setor de beleza cresceu 47% em cinco anos em cidades da região de Piracicaba
(SP) — Foto: Pexels
O número de negócios do setor da beleza cresceu em Capivari (SP), Limeira (SP),
Piracicaba (SP), Nova Odessa (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP) nos últimos cinco anos. Passaram de 6.702 em 2020
para 9.861 até novembro de 2025, aumento de 47%. Os dados são do Sebrae-SP a
partir do Portal do Empreendedor.
Uma pesquisa do Sebrae-SP revelou que a maior parte dos profissionais que
empreendem no setor de beleza e estética no estado de São Paulo decidiu abrir o
próprio negócio motivada pela paixão, vocação e desejo de independência, e não
pelo ganho financeiro.
O estudo “Profissionais de beleza e estética” mostrou que quase 70% dos
entrevistados iniciaram o empreendimento por razões que não envolvem diretamente
a renda. A maioria usa Instagram para divulgação dos serviços e busca
capacitação por conta própria – veja mais abaixo.
Segundo o levantamento:
– 26% abriram o negócio para transformar uma ideia ou paixão em realidade;
– 22% citaram a identificação de uma oportunidade;
– 20% disseram que buscaram autonomia;
– 18% tiveram o ganho financeiro como principal motivação.
Em média, o investimento inicial dos empreendedores foi de R$ 4,9 mil. Antes de
começar o próprio negócio, 54% trabalhavam com carteira assinada. Além dos
serviços, 76% dos estabelecimentos também vendem produtos, e para 78% deles essa
comercialização representa cerca de 26% do faturamento.
Pequenos negócios no setor de beleza aumentaram em Piracicaba (SP) — Foto:
Reprodução/EPTV
MEIS SÃO MAIORIA NO SETOR
O estudo apontou ainda que há 304,2 mil Microempreendedores Individuais (MEIs)
ativos no setor no estado de São Paulo. Desse total, 72% trabalham como
cabeleireiros, manicures e pedicures (219.890 profissionais) e 28% atuam com
estética e outros serviços de cuidados com a beleza (84.395 profissionais).
A pesquisa também mostrou que 42% dos estabelecimentos têm entre um e três anos
de funcionamento, indicando um movimento recente de crescimento do setor. Sobre
o local de atuação:
– 28% funcionam em salas e prédios comerciais;
– 27% em lojas de rua;
– 23% dentro da própria residência dos empreendedores.
Pesquisa também identificou interesse por qualificação em marketing digital,
gestão financeira e tendências — Foto: getty images
RELACIONAMENTO É DIFERENCIAL
O atendimento de qualidade e a boa relação com a clientela são apontados por 54%
dos entrevistados como os fatores mais importantes para o sucesso do negócio. A
divulgação nas redes sociais é a principal estratégia para atrair clientes: 87%
utilizam essas plataformas, principalmente o Instagram (79%), seguido de
Facebook (53%) e TikTok (35%).
Promoções e descontos são utilizados por 59% dos empreendedores, enquanto o
tradicional ‘boca a boca’ aparece como estratégia para 50% deles.
A pesquisa também identificou interesse por qualificação: 58% querem aprender
mais sobre marketing digital, 48% buscam capacitação em gestão financeira e 44%
desejam se atualizar em inovação e tendências.
Para o consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves, os dados mostram um
movimento contínuo de profissionalização.
> “O empreendedor da beleza busca autonomia e realização pessoal, mas também
> entende que precisa se atualizar constantemente para se manter competitivo”,
> afirma.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada entre 31 de maio e 8 de junho de 2025 com 800
proprietários e proprietárias de negócios registrados como MEI nos segmentos de
cabeleireiros, manicures, pedicures e atividades de estética e outros serviços
de cuidados com a beleza.
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