Grupo é detido por furtar e adulterar motos no DF para revenda na Bahia

grupo-e-detido-por-furtar-e-adulterar-motos-no-df-para-revenda-na-bahia

14 pessoas foram detidas por furtar e adulterar motocicletas no Distrito Federal com o intuito de revendê-las na Bahia. Essa é a estimativa da Polícia Civil, que calcula que o grupo tenha furtado e adulterado cerca de 150 motos ao longo de dois anos. As principais vítimas dessas ações eram os entregadores de aplicativos, que tiveram uma perda significativa com esses crimes.

A operação realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira resultou na prisão de 14 suspeitos, além do cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão. As ações aconteceram em diferentes regiões do Distrito Federal, como Recanto das Emas, Ceilândia, Gama, Itapoã, Taguatinga e Santa Maria, e também em endereços em Goiás, São Paulo e Bahia.

Durante a operação, foram apreendidas motocicletas adulteradas, placas falsas, documentos ilegais, celulares, ferramentas utilizadas para os furtos e comprovantes de transações financeiras relacionadas às atividades criminosas. O grupo atuava de forma organizada, com núcleos especializados em diferentes atividades ilícitas, como a falsificação de documentos.

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso tinha suas operações centradas no Distrito Federal, onde furtavam as motos em regiões específicas como Recanto das Emas, Ceilândia, Taguatinga, Gama, Riacho Fundo, Santa Maria e SIA. As motos eram, então, adulteradas, e outras identificações eram modificadas para dificultar a identificação pelos órgãos de segurança.

Além disso, o grupo contava com núcleos especializados em falsificação de documentos em São Paulo e Goiás, fornecendo, por exemplo, Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) falsos. As motocicletas adulteradas eram enviadas para a Bahia, onde receptadores e financiadores recebiam os veículos já adulterados e faziam pagamentos contínuos aos operadores do Distrito Federal.

Essa operação da Polícia Civil do Distrito Federal foi essencial para desarticular essa organização criminosa que provocava prejuízos não apenas econômicos, mas também sociais, ao afetar diretamente os trabalhadores que dependiam das motocicletas para o seu sustento. A ação reforça a importância do trabalho conjunto das forças de segurança para coibir práticas delituosas e garantir a segurança da população. Acompanhe mais notícias sobre a região no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp