Ministro da Educação anula questões do Enem 2025 por suspeita de vazamento

ministro-da-educacao-anula-questoes-do-enem-2025-por-suspeita-de-vazamento

Ministro da Educação diz que questões do Enem 2025 foram anuladas para ‘garantir lisura e isonomia da prova’

A decisão do Inep aconteceu após um estudante de medicina do Ceará mostrar questões similares às que caíram na prova desse ano. A Polícia Federal investiga o caso.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou a decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de anular três questões do Enem 2025. A medida foi tomada após um estudante de medicina do Ceará mostrar questões similares às que caíram na prova desse ano.

“Eu determinei à equipe técnica que é responsável pela prova. Eles avaliaram que havia necessidade de anular três itens. Então foram esses três itens que foram anulados. Determinados pela questão técnica de anular para garantir lisura e isonomia da prova”, declarou o ministro.

Na manhã desta segunda (18), o DE mostrou que Edcley Teixeira, que se apresenta como estudante de medicina e que vende serviços de consultoria, fez uma live divulgando questões quase iguais às do Enem 2025. O vídeo foi publicado cinco dias antes do exame. O DE localizou ao menos cinco questões quase idênticas divulgadas pelo estudante.

“Assim que nós tomamos conhecimento que houve esse ruído nas redes sociais, eu determinei ao Inep, que tomasse as providências. E a decisão técnica do INEP, para garantir a isonomia de todos que fizeram a prova, foi cancelar esses três itens pelas proximidades que foram colocadas nas redes sociais”, complementou Camilo.

O Inep informou que a Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e a eventual autoria da divulgação das questões, investigando possível quebra de sigilo ou ato de má-fé.

Segundo o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp