Dia da Consciência Negra: confira o que abre e o que fecha durante o feriado em Caruaru
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, em referência à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Essa data tornou-se feriado nacional em 2023, o que impacta diretamente no funcionamento do comércio e das repartições públicas de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.
O Sindloja (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru) informou que as empresas do comércio local e dos centros de compras terão a opção de praticar jornada de trabalho durante o feriado. Para isso, é necessário seguir as condições estabelecidas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como o pagamento de ajuda de custo, fornecimento de refeição ou auxílio-alimentação, concessão de vale-transporte e garantia de uma folga compensatória em até 30 dias.
A Feira da Moda de Caruaru, popularmente conhecida como Feira da Sulanca, funcionará normalmente no feriado, abrindo das 9h às 22h às quintas-feiras e das 4h às 13h nos dias de sexta-feira. Já o Shopping Difusora terá um horário especial de funcionamento, das 11h às 20h, com o cinema operando normalmente – os horários e ingressos podem ser verificados no site do estabelecimento.
No que diz respeito aos bancos, as agências bancárias permanecerão fechadas. A Febraban recomenda aos clientes a utilização dos canais digitais para transações bancárias. As agências da Neoenergia e da Compesa também não estarão abertas durante o feriado, porém, equipes de plantão estarão disponíveis para atendimentos emergenciais.
Portanto, para casos de emergências e consultas relacionadas aos serviços da Neoenergia, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 116, pelo site da empresa, pelo aplicativo ou até mesmo pelo WhatsApp. Já a Compesa manterá equipes de plantão para demandas emergenciais de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com atendimento por telefone, site, aplicativo e WhatsApp.
O feriado do Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para celebrar a história e a cultura afro-brasileira, refletindo sobre questões sociais e combatendo a desigualdade racial. Em Caruaru, diversos pontos turísticos e atrativos locais são visitados por turistas, tornando o feriado uma ótima ocasião para explorar e conhecer mais sobre a diversidade e a riqueza cultural da região.




