Operação da PF investiga criação de nudes falsos da senadora Soraya Thronicke no RS

operacao-da-pf-investiga-criacao-de-nudes-falsos-da-senadora-soraya-thronicke-no-rs

Suspeitos de criar nudes falsos da senadora Soraya Thronicke são alvo da Polícia Federal no Rio Grande do Sul.

A operação também apura supostos crimes de apologia ao nazismo e racismo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Lajeado, cidade localizada a cerca de 120 km de Porto Alegre.

A Polícia Federal (PF) realizou mandados de busca e apreensão em Lajeado, a aproximadamente 120 km da capital gaúcha, contra suspeitos de exposição indevida da intimidade de parlamentares federais. Segundo apuração do DE, os alvos da operação desta quarta-feira (19) teriam criado imagens falsas da senadora Soraya Thronicke (Podemos) com ajuda da inteligência artificial.

Os alvos da operação também são suspeitos de apologia ao nazismo e racismo. Os nomes dos investigados não foram divulgados pela PF.

As investigações tiveram início após um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que indicava postagens indevidas em redes sociais. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de busca.

Ainda segundo a PF, as investigações revelaram que inteligência artificial foi utilizada para produzir “deepnudes” (imagens falsas de pessoas nuas) de parlamentares federais. Além disso, o perfil dos investigados nas redes sociais teria publicações com mensagens de “‘superioridade’ racial, alusão ao nazismo e diversas postagens de cunho racista”.

O DE procurou Soraya Thronicke, mas a senadora não respondeu até a última atualização desta matéria.

A PF aponta que os investigados poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e de exposição indevida da intimidade sexual.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp