Injúria racial em partida de futebol no RS no Dia da Consciência Negra: jogador denuncia torcedor adversário

injuria-racial-em-partida-de-futebol-no-rs-no-dia-da-consciencia-negra3A-jogador-denuncia-torcedor-adversario

Jogador de clube de futebol do RS denuncia injúria racial por parte de torcedor do time adversário após partida no Dia da Consciência Negra

Atleta do Sport Clube Gaúcho registrou boletim de ocorrência nesta quinta-feira (20). Caso aconteceu após o primeiro jogo da semifinal da Copa FGF.

O jogador do Sport Clube Gaúcho Luiz Fernando registrou um boletim de ocorrência em que relata ter sido vítima de injúria racial no Estádio Bento Freitas, em Pelotas. O episódio ocorreu nesta quinta-feira (20), Dia da Consciência Negra, logo após o encerramento da partida contra o Brasil de Pelotas, quando um torcedor do time da casa teria proferido falas racistas ao zagueiro.

Segundo a assessoria do Gaúcho, o zagueiro teria sido ofendido enquanto se dirigia ao túnel de acesso aos vestiários. Um torcedor do time da casa teria gritado: “Seu negão de merda, seu lixo”.

Após o ocorrido, Luiz Fernando procurou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas para formalizar a denúncia.

Em nota, o Gaúcho repudiou as ofensas e declarou apoio ao atleta. O Brasil de Pelotas informou que tomou conhecimento do caso e está adotando medidas para apurar os fatos, reforçando que não compactua com atos de injúria racial ou discriminação. Veja pronunciamentos abaixo.

O Sport Clube Gaúcho vem a público manifestar seu mais firme e absoluto repúdio ao episódio de injúria racial cometido contra o nosso zagueiro Luiz Fernando, que ocorreu no Estádio Bento Freitas, após o jogo de ida da semifinal da Copa FGF.

Ressaltamos que qualquer ato de racismo é inadmissível em qualquer dia, mas sua ocorrência justamente no Dia da Consciência Negra torna o fato ainda mais grave, simbólico e doloroso.

Após o jogo, o atleta realizou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Pelotas.

O Gaúcho reafirma seu compromisso permanente com a promoção do respeito, da igualdade e da dignidade humana. Racismo é crime e deve ser enfrentado com seriedade e firmeza. Prestamos total solidariedade ao atleta atingido e reforçamos que não toleraremos qualquer forma de preconceito.

O clube tomou conhecimento do relato há pouco e já está adotando as medidas necessárias para apurar o ocorrido. Estamos em contato com os setores responsáveis para entender exatamente o que aconteceu e, assim que tivermos mais informações, poderemos nos manifestar de forma mais completa. Reforço que o clube não compactua com qualquer ato de injúria racial ou discriminação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp