Suspensão de contratos na fábrica da GM em Gravataí deve impactar 650 trabalhadores, novo SUV Sonic promete inovar o mercado

suspensao-de-contratos-na-fabrica-da-gm-em-gravatai-deve-impactar-650-trabalhadores2C-novo-suv-sonic-promete-inovar-o-mercado

Nova suspensão de contratos em fábrica da DE deve impactar 650 trabalhadores no RS, diz sindicato

Cerca de 650 colaboradores da General Motors (GM) devem ser impactados por uma nova suspensão dos contratos de trabalho (layoff) na unidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A medida passa a valer em 22 de dezembro. De acordo com o presidente do sindicato dos metalúrgicos no município, Valcir Ascari, os contratos serão suspensos por dois a cinco meses, com possibilidade de prorrogação. Os funcionários foram comunicados no início desta semana, informou. Também estão previstos períodos de paradas técnicas no Natal e no Ano-Novo. Férias coletivas serão concedidas aos trabalhadores entre 5 e 16 de janeiro.

A General Motors tem realizado paradas na unidade ao longo dos últimos anos. No início de 2025, a DE afirmou que a paralisação era “necessária para atualização e modernização dos processos”. Layoff é a suspensão temporária do contrato de trabalho ou a redução da jornada, uma alternativa à demissão em massa, que permite às empresas evitar crises econômicas ou reestruturações que envolvam dispensar funcionários. Conforme Ascari, ao todo, 5 mil pessoas trabalham no complexo industrial. São 4 mil entre funcionários da montadora e fornecedores. Outros 1 mil se dividem entre trabalhadores das transportadoras e outros terceirizados.

A Chevrolet vai lançar um novo SUV cupê, segmento inédito para a marca. O modelo se chamará Sonic e será fabricado em Gravataí. Atualmente, a unidade gaúcha concentra a produção do Onix nas versões hatch e sedã. A fábrica do RS já produziu mais de 3 milhões de unidades do Onix. O modelo se tornou o mais fabricado pela marca no país, superando o Chevrolet Corsa. O lançamento do novo SUV está previsto para 2026 e é resultado de um investimento de R$ 1,2 bilhão anunciado pela DE em 2024.

A medida de suspensão dos contratos de trabalho na fábrica de Gravataí é mais um impacto enfrentado pelos trabalhadores da GM. Com períodos de paradas e férias coletivas, a empresa busca se adaptar às necessidades do mercado e às questões internas da fabricação dos veículos. A expectativa é de que o novo SUV Sonic traga novas oportunidades de produção e emprego para a região.

Com uma história sólida na fabricação de veículos no Brasil, a GM busca se manter relevante no mercado automobilístico, investindo em novos modelos e tecnologias para atender às demandas dos consumidores. A General Motors é uma das principais montadoras do país e suas ações impactam diretamente a economia e o emprego na região em que está inserida. O lançamento do Chevrolet Sonic promete inovar o segmento SUV cupê e fortalecer a presença da marca no mercado nacional.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp