Trabalho de prevenção à dengue continua em Catalão e 95% dos focos encontrados são registrados dentro das casas

Com a situação da dengue em todo país já sendo considerada uma epidemia e novos casos registrados diariamente, o trabalho de combate e prevenção não para. Em Catalão, a Prefeitura tem desenvolvido constantes ações de conscientização, combate e prevenção à doença. Um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Controle de Vetores mostra que 95% dos focos encontrados estavam dentro das casas.

O levantamento refere-se às últimas seis semanas. Durante todo esse período foram percorridos 36.923 imóveis. Destes, 19.547 foram visitados; 17.279 estavam fechados e em 97 casas a visita foi recusada, ou seja, os proprietários não permitiram a entrada dos agentes. Em 374 imóveis foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue e outras doenças como a zika e chikungunya. 95% desses focos estavam dentro das casas e outros 5% em lotes baldios.

Diante dos números é preciso cooperação por parte de toda a comunidade. A dengue é uma doença grave e pode matar. O poder público está empenhado, com atenção e esforços redobrados. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Velomar Rios, várias atividades vêm acontecendo diuturnamente mas pelo bem de todos, a população também precisa agir e são cuidados básicos, simples, mas essenciais. “Nós já realizamos uma grande mobilização, um mutirão que contou com o envolvimento de outras secretarias como a Infraestrutura e Transportes, e até com o apoio da empresa que realiza a coleta de lixo urbana. Eram mais de 220 pessoas nas ruas em vigilância constante. As fiscalizações dos agentes foram e continuam intensificadas e mesmo com a situação de alerta os números comprovam que a dengue é um problema de todos. Nossas equipes permanecem trabalhando todos os dias nas ruas, mas cada morador deve cuidar da sua casa, do seu quintal, olhar calhas, objetos que podem acumular água parada. Somente com a atitude de todos vamos reduzir esses índices e evitar vítimas”, destacou o secretário de Saúde.

Para auxiliar nessa força-tarefa um telefone está disponível em caso de dúvidas ou até como meio de denúncias. É o disque dengue. O número é 3442-5449.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Criminosos vestidos de policiais federais assaltam mansão de ex-deputado, em São Paulo

No fim da manhã desta sexta-feira, 22, uma mansão localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi alvo de um audacioso roubo. A residência pertence à família do ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf, e é habitada por seu filho, Otávio Maluf.

Segundo órgãos policiais, três criminosos estavam armados e vestidos com uniformes da Polícia Federal. Eles invadiram a propriedade e renderam três empregados, além da dona da casa. Os reféns foram ameaçados e amarrados durante a ação. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Informações do UOL apontam que Otávio não estava em casa no momento do roubo e que, para conseguirem consumir o assalto, os criminosos se passaram por agentes federais que deflagrariam uma operação na residência da família. A ação durou por poucos minutos.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que o patrulhamento na região foi intensificado para procura dos suspeitos. Até o momento, ninguém foi preso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp