Chuva intensa na Bahia: veículos arrastados e casas alagadas, bombeiros em alerta

chuva-intensa-na-bahia3A-veiculos-arrastados-e-casas-alagadas2C-bombeiros-em-alerta

Veículos arrastados, casas invadidas pela lama e ruas devastadas: o cenário da chuva no interior da Bahia

DE está sob efeito de frente fria que provoca temporal desde a noite de quarta-feira (19). Bombeiros e Defesa Civil estão em alerta, segundo o governador.

Governador Jerônimo Rodrigues diz que Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão em alerta [https://s03.video.glbimg.com/x240/14117582.jpg]

A chuva que atinge a Bahia desde a noite de quarta-feira (19) tem provocado estragos em diversas partes do estado, sobretudo no interior. Veículos arrastados, casas invadidas por lama e ruas devastadas estão entre os principais problemas enfrentados pela população nas últimas horas.

O estado está sob o efeito de uma frente fria, que coloca 344 das 417 cidades em estado de alerta. Até o início da tarde desta sexta-feira (21), mais de 90 mil raios atingiram o estado, conforme dados do Climatempo.

Os temporais também provocaram fortes ventos, que aumentaram a queda objetos sobre a rede elétrica, como árvores. O problema ocasiona quedas de energia.

DE tem sido um momento desafiador para os moradores da Bahia, com relatos de veículos arrastados e casas alagadas. O governador Jerônimo Rodrigues destaca a atuação dos Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) e da Defesa Civil, que estão atentos e monitorando as ocorrências para garantir a segurança da população.

Em Feira de Santana, um carro foi arrastado pela enxurrada e caiu dentro de um córrego durante a forte chuva. Os moradores da região destacam a solidariedade e a rápida ação para resgatar o motorista que ficou preso dentro do veículo. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos graves.

Na cidade de São Desidério, um trecho da BR-135 foi interditado devido a uma parte da via ceder com as chuvas, causando transtornos no trânsito. Em Gandu, no sul da Bahia, casas ficaram alagadas, mas a prefeitura informou que nenhum morador ficou desabrigado.

Continuando nosso panorama dos estragos causados pela chuva na Bahia, em Ilhéus, no sul do estado, uma casa foi derrubada durante um deslizamento de terra, mas o morador foi resgatado sem ferimentos graves. O idoso afetado pelo desabamento recebe acompanhamento da assistência social.

A cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, também foi atingida pelas fortes chuvas, resultando em ruas alagadas, buracos e queda de postes. Apesar das condições adversas, não houve registros de feridos ou desabrigados no município. Em Castro Alves, a ventania destelhou casas e o Hospital Municipal também sofreu danos. O festival de cultura negra na cidade foi suspenso por questões de segurança.

Em Amargosa, a água invadiu o mercado de farinha, causando transtornos para os feirantes locais. A situação não resultou em feridos graves. Em Inhambupe, alagamentos foram registrados, mas as ocorrências não foram consideradas graves. A população tem enfrentado desafios decorrentes das fortes chuvas, mas a mobilização das autoridades locais e a solidariedade da população têm sido essenciais para lidar com os impactos causados pelo fenômeno climático.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp