Cuiabá busca evitar pior campanha na Série B contra o Criciúma
Sem vencer há cinco jogos, Dourado precisa ao menos empatar para igualar a pontuação de 2019 e evitar sua pior marca na competição.
América-MG 1 x 1 Cuiabá | Melhores momentos | 37ª rodada | Brasileirão Série B 2025
O Cuiabá [https://ge.globoesporte.globo.com/mt/futebol/times/cuiaba/] entra em campo na Arena Pantanal contra o Criciúma às 15h30 deste domingo, com a missão de encerrar a Série B evitando terminar 2025 com a menor pontuação de sua história recente na competição. Com 51 pontos somados até aqui e sem chances de alcançar a posição de 2019 — quando terminou a temporada com 52 pontos na 8ª colocação — o Dourado precisa ao menos de um empate para igualar o desempenho de estreia na Série B. A equipe auriverde vem de uma sequência de cinco jogos sem vitória, com três derrotas e dois empates, incluindo dois revéses na Arena Pantanal.
Do outro lado, o Criciúma ainda briga pelo acesso à Série A. A equipe de Santa Catarina precisa vencer para subir diretamente [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/criciuma/noticia/2025/11/20/na-briga-pelo-acesso-joao-carlos-avalia-temporada-pelo-criciuma-meu-melhor-ano.ghtml]; em caso de empate, dependerá de tropeços de outros concorrentes para manter a chance de promoção.
Desfalques importantes por lesões marcaram a campanha: o goleiro Pasinato e o zagueiro Alan Empereur ficaram fora da temporada, sendo que apenas Pasinato voltou aos treinos nesta semana. O goleiro esteve afastado por dez rodadas, enquanto Alan Empereur desfalcou o time em 15 jogos. Nathan também perdeu oito partidas. O artilheiro Allisson Safira, com dez gols e duas assistências, teve períodos fora da equipe, e Sander desfalcou o time em 12 jogos.
O time passou por duas trocas de técnico ao longo da Série B, mas viveu uma de suas melhores fases sob o comando de Eduardo Barros, com uma sequência de nove partidas sem perder. Apesar disso, o Cuiabá ainda figura entre as sete piores defesas do campeonato, com 44 gols sofridos. Sem possibilidade de subir na tabela, o Cuiabá deve aproveitar o jogo para dar oportunidades a jogadores mais jovens, enquanto busca encerrar a temporada com um resultado positivo diante da torcida na Arena Pantanal.
Além disso, Eduardo Barros pretende seguir no Cuiabá: “Meu desejo é permanecer” [https://ge.globo.com/mt/futebol/times/cuiaba/noticia/2025/11/08/sem-definicao-eduardo-barros-pretende-seguir-no-cuiaba-meu-desejo-e-permanecer.ghtml]. Confira o GE desta sexta-feira (21) na íntegra [https://s2-ge.glbimg.com/0MC7cJH7BVT9qe8qvLOhGIjQzvs=/1280×720/smart/filters:strip_icc()/s03.video.glbimg.com/deo/vi/42/86/14118642].




