Bolsonaro admite uso de ferro quente em tornozeira eletrônica: vídeo revela danos

bolsonaro-admite-uso-de-ferro-quente-em-tornozeira-eletronica3A-video-revela-danos

Antes de admitir ter usado ferro quente, Bolsonaro disse que tinha batido tornozeleira na escada

Vídeo mostra tornozeleira eletrônica danificada e com marcas de exposição ao fogo. Questionado, Bolsonaro diz que agiu por ‘curiosidade’ e admitiu uso de ferro de solda.

Um vídeo anexado ao processo do ex-presidente Jair Bolsonaro mostra a tornozeleira eletrônica danificada e com marcas de exposição ao fogo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar ao governo do Distrito Federal, inicialmente, que tinha “batido” a tornozeleira eletrônica na escada. A informação consta no relatório da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF, acionada na madrugada deste sábado (22) para averiguar uma falha no uso do dispositivo. Só quando questionado pela diretora-adjunta da pasta, Rita Gaio, Bolsonaro admitiu ter usado ferro quente para danificar o equipamento.

No áudio, é possível ouvir quando Rita Gaio questiona Bolsonaro sobre o estado do dispositivo. Bolsonaro, em resposta, diz: “meti um ferro quente aqui”.

Após a violação, a tornozeleira eletrônica do ex-presidente teve de ser trocada na madrugada deste sábado (22). Segundo o Blog da Andréia Sadi, o alarme da tornozeleira disparou às 0h07. Imediatamente, a equipe que faz a segurança de Bolsonaro foi acionada pela Secretaria de Administração Penitenciária do governo do Distrito Federal, responsável pelo aparelho. A escolta, então, confirmou a violação e fez a troca à 1h09.

Segundo o blog da Julia Duailibi, a defesa de Bolsonaro deve alegar que o ex-presidente tentou romper a tornozeleira eletrônica durante um surto. Aliados admitem que o ex-presidente tentou violar a tornozeira, mas querem fazer valer a versão de que a ação está relacionada à privação de sono ou à interferência de medicamentos. Um aliado afirma que o ex-presidente acreditava haver equipamento de escuta no aparelho. O objetivo é dissociar o fato — que deve ser comprovado pela perícia da Polícia Federal — de uma tentativa de fuga. A tornozeleira violada foi recolhida, e uma nova foi instalada no tornozelo do ex-presidente – tudo isso, horas antes da prisão preventiva.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp