A 30ª edição da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio ocorre neste domingo (23) na orla de Copacabana, na Zona Sul, celebrando as conquistas de três décadas de ativismo e destacando a necessidade de construir um futuro mais igualitário. Com mais de 100 atrações distribuídas em 15 trios elétricos, grandes nomes como Daniela Mercury, Teresa Cristina, Diego Martins, Aretuza Lovi e Grag Queen estarão presentes.
A concentração terá início às 11h, no Posto 5 da Avenida Atlântica, e a abertura oficial está programada para as 14h30. O tema desta edição é “30 anos fazendo história: das primeiras lutas pelo direito de existir à construção de futuros sustentáveis”. O evento é uma celebração das primeiras edições da parada nos anos 90, quando o debate sobre orientação sexual era tabu, até as vitórias recentes, como o reconhecimento de uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo.
A Prefeitura do Rio realizará um plano operacional a partir das 6h, envolvendo a Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio) e diversas secretarias municipais, como Ordem Pública, Saúde, CET-Rio, Comlurb e Guarda Municipal. Um total de 810 agentes públicos municipais serão mobilizados para garantir o sucesso do evento. A Secretaria de Saúde oferecerá serviços itinerantes, como prescrição de PrEP, vacinação, e distribuição de preservativos e lubrificantes.
Devido ao bloqueio da Avenida Atlântica, algumas linhas de ônibus sofrerão desvios em seus itinerários. As linhas com trajeto pela Avenida Atlântica em direção a Ipanema serão desviadas pela Rua Barata Ribeiro, enquanto as que seguem em direção a Botafogo serão redirecionadas pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Guarda Municipal estarão presentes para fiscalizar o ordenamento urbano, patrulhamento preventivo e controle de trânsito, coibindo estacionamentos irregulares e garantindo a fluidez do evento.
Barraqueiros e ambulantes autorizados serão supervisionados, enquanto os vendedores ilegais serão alvo das equipes de fiscalização. A Parada do Orgulho LGBTI+ Rio é um evento marcante que celebra a diversidade e reforça a importância da luta por um futuro mais igualitário e inclusivo.




