Criadas na China durante a pandemia, as novelas verticais estão se popularizando no Brasil. Empresas como Fox e Disney também estão investindo nesse formato. A TV Globo lançou ‘Tudo por uma segunda chance’, disponível gratuitamente em suas redes sociais e no Globoplay. Outra novidade é ‘Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário’, com Gustavo Mioto, que estará no Globoplay em dezembro.
Essas novelas são feitas para celular, com capítulos curtos de até quatro minutos e 70 episódios no máximo. As plataformas ReelShort, Dramabox e GoodShort oferecem títulos dublados em português. As novelas originais da TV Globo estarão disponíveis nas redes sociais da emissora. Para assistir tudo, é necessário assinar o Globoplay por R$ 9,90.
A produção das novelinhas envolve câmeras profissionais, cenários adaptados para celular e equipes técnicas enxutas. ‘Tudo por uma segunda chance’, por exemplo, tem uma equipe que cabe em uma van. As novelas sempre terminam com ganchos importantes e são planejadas para consumo rápido e envolvente.
Além das produções nacionais, a TV Globo prepara novelinhas com momentos marcantes de suas novelas, como Bibi Perigosa de ‘A Força do Querer’. Os apps chineses oferecem novelas gratuitas com a opção de comprar créditos para assistir completas. O formato vertical está conquistando cada vez mais espaço e promete ser uma tendência nos próximos anos.




