Polícia Federal investiga suposto vazamento de questões do Enem 2025

policia-federal-investiga-suposto-vazamento-de-questoes-do-enem-2025

A Polícia Federal está realizando buscas contra um homem que teria divulgado questões que se assemelham às do Enem 2025, em uma operação que investiga uma suposta fraude na prova. A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo da prova.

Neste domingo (23), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no Ceará para investigar uma possível fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Até o momento da última atualização desta reportagem, não havia informações sobre quem é o alvo do mandado.

No dia 11 de novembro, 5 dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza, uma live no Youtube mostrou ao menos cinco questões quase idênticas às que caíram na avaliação oficial. Algumas questões tinham exatamente os mesmos números cobrados dos candidatos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após relatos de candidatos nas redes sociais, o Inep anulou três questões por terem sido divulgadas antecipadamente de forma semelhante aos itens aplicados nas provas. O Instituto identificou “similaridades pontuais” entre as questões divulgadas nas redes sociais e os itens presentes na prova, porém nenhuma pergunta foi exatamente igual à versão aplicada em 2025.

Os rumores sobre um possível vazamento de questões do Enem começaram a circular nas redes sociais na noite de segunda-feira (17), um dia após a aplicação das provas de matemática e ciências da natureza no domingo (16). A Polícia Federal está investigando o caso para esclarecer os detalhes da suposta fraude no Enem 2025.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp