O Paraná está enfrentando uma situação delicada com três tipos de alertas de tempestades emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): o amarelo, o laranja e o vermelho. Todos os 399 municípios do estado estão incluídos em algum dos alertas, com os dois mais graves se estendendo até pelo menos a manhã de terça-feira (25). Esses alertas indicam diferentes graus de perigo por região e destacam a necessidade de atenção e precaução por parte da população.
O alerta vermelho, válido das 12h desta segunda (24) até às 8h de terça (25), abrange o litoral do Paraná e adverte sobre ventos superiores a 100 km/h, chuvas intensas e a possibilidade de danos em estruturas, cortes de energia, estragos em plantações, entre outros transtornos. O alerta laranja, por sua vez, engloba o litoral, o norte pioneiro e parte do leste e dos Campos Gerais do Paraná, com ventos intensos e chuvas significativas, representando um grande risco para a população.
Já o alerta amarelo, válido das 9h às 19h desta segunda (24), abrange regiões como a metade oeste, parte do centro e o sul do leste e dos Campos Gerais do Paraná. Este alerta indica um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e outros impactos decorrentes de ventos intensos e chuvas moderadas. É fundamental que a população esteja atenta aos avisos e se prepare para lidar com possíveis consequências desses eventos climáticos adversos.
O Simepar ressalta que temporais isolados podem ocorrer em todo o estado e recomenda que a população acompanhe a previsão do tempo por região. Com sistemas meteorológicos impactando o Paraná neste domingo, com chuvas volumosas, rajadas de vento e granizo, é essencial manter-se informado e adotar medidas de segurança. A instabilidade atmosférica diminuirá a partir de terça-feira com a chegada de uma massa de ar mais seco.
Em caso de emergências, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros são os órgãos a serem contatados. Além disso, a população pode receber alertas da Defesa Civil sobre o risco de mau tempo através do envio de um SMS com o CEP da região. Medidas preventivas e orientações de proteção devem ser seguidas para evitar situações de perigo. Com cuidado e informação, é possível minimizar os impactos das tempestades e garantir a segurança de todos.




