Gilberto Gil homenageia Jimmy Cliff: parceria icônica que marcou a cena musical – Tributo e legado do pioneiro do reggae

gilberto-gil-homenageia-jimmy-cliff3A-parceria-iconica-que-marcou-a-cena-musical-tributo-e-legado-do-pioneiro-do-reggae

Gilberto Gil prestou homenagem a Jimmy Cliff em suas redes sociais. A lenda do reggae, morreu aos 81 anos após sofrer uma convulsão seguida de pneumonia. “Jimmy Cliff influenciou e seguirá influenciando minha música. Obrigado por tanto”, escreveu Gil. Em 1980, o jamaicano e o brasileiro dividiram o palco em uma turnê pelo Brasil que arrastou multidões e lotou estádios em cinco capitais: Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. No post em tributo ao artista, Gil compartilhou, também, um vídeo dos dois no palco.

Em 1980, foi ao ar na TV Globo o especial “Gilberto Passos Gil Moreira e James Chambers”, musical gravado no Teatro Fênix, que tinha um clima de espetáculo ao vivo, com presença de plateia. No palco, os dois mesclaram clássicos e novidades de seus repertórios. Gil apresentou faixas como “Realce”, “Super-homem”, “Canção”, “Toda Menina Baiana”, “Aquele Abraço” e “Marina”. Cliff trouxe sucessos como “Wonderful World, Beautiful People” e “Stand Up and Fight Back”. O encerramento ficou por conta de “No Woman, No Cry”, hit de Bob Marley, cantado em coro pelos artistas e pelo público.

Jimmy Cliff é considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por levar o gênero ao cenário internacional. O músico jamaicano ganhou dois Grammy com os álbuns Cliff Hanger (1985) e Rebirth (2012) – esse último também apareceu na lista dos “50 Melhores Álbuns de 2012” da Rolling Stone. Além de receber a mais alta honraria de seu país, a “Ordem do Mérito”, ele tem a distinção de ser um dos dois jamaicanos incluídos no Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Bob Marley.

No cinema, Jimmy protagonizou “The Harder They Come” (1972) e atuou em “Club Paradise” (1986). Entre suas canções mais memoráveis estão: “I Can See Clearly Now”, “Wonderful World, Beautiful People”, “You Can Get It If You Really Want” e “The Harder They Come”. A ligação de Jimmy Cliff com o Brasil foi muito forte, como destacado por Dapieve. O músico se apresentou em diversos eventos no país e sua parceria com Gilberto Gil marcou a história da música brasileira.

A série “Grandes Nomes: Gilberto Passos Gil Moreira e James Chambers” (04/07/1980) retrata a importância da parceria entre os dois artistas e o impacto que tiveram na cena musical da época. Com um legado de sucessos e contribuições para a música, Jimmy Cliff deixou sua marca como um dos grandes nomes do reggae e da cultura jamaicana. Sua influência continuará a ecoar na obra de artistas como Gilberto Gil e em toda a música mundial.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp