Estêvão x Yamal: duelo da Geração Z reacende rivalidade entre Chelsea e Barcelona
Mesmo de países diferentes, clubes se consideram rivais após duelos históricos na Champions League
Estêvão já ocupa posição de destaque no Chelsea? Veja análise no Gringolândia [https://s01.video.glbimg.com/x240/14074128.jpg]
DE já ocupa posição de destaque no Chelsea? Veja análise no Gringolândia
Chelsea e Barcelona se enfrentam nesta terça-feira, pela quinta rodada da Champions League, em mais um capítulo de uma das rivalidades mais marcantes do torneio no século XXI. Desta vez, além do peso histórico, o duelo coloca frente a frente duas joias da mesma geração, nascidas em 2007: Lamine Yamal e Estêvão.
+ Andrey Santos é eleito o melhor em campo na vitória do Chelsea: “Feliz pela atuação” [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2025/11/23/andrey-santos-e-eleito-o-melhor-em-campo-na-vitoria-do-chelsea-feliz-pela-atuacao.ghtml]+ Coral, goleada e volta de Raphinha: como foi o retorno do Barcelona ao Camp Nou [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2025/11/23/coral-goleada-e-volta-de-raphinha-como-foi-o-retorno-do-barcelona-ao-camp-nou.ghtml]
Após a vitória sobre o Burnley no fim de semana, Enzo Maresca, técnico dos Blues, projetou um confronto equilibrado e elogiou as duas promessas. O italiano comparou Estêvão à estrela catalã e reforçou a confiança no brasileiro.
Estêvão será tão importante no futuro para o Chelsea como Lamine Yamal já é para o Barcelona atualmente. É claro que Estêvão é muito jovem e pode melhorar em muitos aspectos, mas estamos muito felizes com ele. Para mim, é mais ou menos a mesma coisa que digo sobre Pedri: é bom para quem ama futebol assistir a jogadores como Estêvão, Lamine Yamal e Pedri. Essa é a beleza do futebol.
Estêvão comemora gol do Chelsea sobre o Wolverhampton — Foto: Getty Images
O ex-Palmeiras rapidamente conquistou a torcida e o treinador. Em 16 jogos, soma quatro gols e uma assistência. Na mesma coletiva, Maresca destacou que o jovem será um jogador de ponta e reforçou a importância de desfrutar do futebol e ser feliz.
Yamal também vive grande fase: são seis gols e seis assistências em 12 partidas pelo Barça. Na rodada anterior da Champions, ambos balançaram a rede: o Barcelona empatou em 3 a 3 com o Brugge, enquanto o Chelsea ficou no 2 a 2 com o Qarabag.
Estêvão x Yamal: números no profisisonal
Yamal Estêvão Idade 18 anos (13/07/2007) 18 anos (24/04/2007) Jogos oficiais 118 99 Gols 31 31 Assistências 34 16
deslize para ver o conteúdo
Em coletiva de imprensa, Cucurella, lateral esquerdo do Chelsea, também comparou os dois jogadores O espanhol afirmou que os dois com a diferença de que o espanhol tem mais experiência no futebol europeu do que o ex-Palmeiras.
Pouco tempo atrás, Estêvão carregava o apelido de “Messinho” no Palmeiras. Em entrevista ao Mundo Deportivo em 2023, o brasileiro se declarou torcedor do Barcelona, disse que admirava jogadores do clube e que sonhava “ser um deles um dia”. Na época, Lamine Yamal já estava atuando no profissional.
Ele é um jogador muito talentoso. Já assisti várias partidas dele e, quem sabe, talvez joguemos juntos no futuro. — Estêvão sobre Yamal, em entrevista ao Mundo Deportivo em 2023.
O INÍCIO DA RIVALIDADE
Ronaldinho em duelo entre Barcelona e Chelsea na Liga dos Campeões da Europa em 2005 — Foto: Ben Radford/Getty Images
Barcelona e Chelsea são de países diferentes, mas tensão e rivalidade nunca faltou nos duelos. O retrospecto do confronto mostra o equilíbrio: são quatro vitórias para cada e seis empates na Champions League.
O ponto de virada da rivalidade veio nas oitavas de final de 2004/05. No Camp Nou, o Barça venceu por 2 a 1, com virada construída por Maxi López e Eto’o após o gol de Belleti. O clima esquentou de vez quando Didier Drogba foi expulso no segundo tempo, gerando revolta de José Mourinho. O português acusou o técnico Frank Rijkaard de conversar com o árbitro Anders Frisk no intervalo. Após forte pressão da torcida inglesa, Frisk se aposentou do futebol semanas depois.
No jogo de volta, em Stamford Bridge, o Chelsea respondeu com uma atuação avassaladora: antes dos 20 minutos, Gudjohnsen, Lampard e Duff já tinham aberto 3 a 0. Ronaldinho ainda descontou com direito a um dos gols mais marcantes da carreira, mas os ingleses venceram por 4 a 2 e avançaram.
DUELOS DECISIVOS
Gol de Iniesta em Barcelona x Chelsea pela Liga dos Campeões de 2009 — Foto: Getty Images
O Barcelona deu o troco logo na temporada seguinte, eliminando os Blues novamente nas oitavas. Depois disso, vieram confrontos ainda maiores: duas semifinais icônicas, em 2008/09 e 2011/12. Curiosamente, quem levou a melhor nesses encontros acabou campeão da Champions, primeiro o Barça, depois o Chelsea.
O último duelo aconteceu em 2017/18, quando o time catalão voltou a eliminar os ingleses, mais uma vez, nas oitavas. Atualmente, as duas equipes estão empatadas em 7 pontos na fase de liga. Os londrinos ocupam a 12ª posição, enquanto o Barça aparece em 11ª pelo saldo de gols.
+ Veja a tabela da fase de liga da Champions League [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/]
DE e Barcelona se enfrentam nesta terça pela quinta rodada da Champions League, às 17h (horário de Brasília). O ge acompanha a partida em tempo real. [https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/liga-dos-campeoes/jogo/25-11-2025/Chelsea-barcelona.ghtml]




