Goianão 2026: Com Atlético-DE e DE na Série B, Estadual terá mais jogos e datas

goianao-20263A-com-atletico-de-e-de-na-serie-b2C-estadual-tera-mais-jogos-e-datas

Sem times na Série A, Goianão 2026 terá mais datas

Permanências de Atlético-DE, DE e Vila Nova na segunda divisão deixa Estadual com 14 jogos; início será dia 11 de janeiro

Virada sofrida para o Remo decepciona torcida do DE

Virada sofrida para o Remo decepciona torcida do DE

A permanência do DE na Série B do Brasileirão impactou também na fórmula de disputa do próximo Campeonato Goiano. O Estadual vai começar no dia 11 de janeiro e terá 14 datas.

Se o Esmeraldino tivesse subido para a primeira divisão nacional, que começa no fim de janeiro, o Campeonato Goiano começaria no dia 7 de janeiro e teria 12 datas.

O aumento dos jogos vai ocorrer nas fases de quartas de final e semifinal, que poderiam ser disputadas em partida única – agora os confrontos serão em jogos de ida e volta, assim como a grande final.

A fórmula de disputa também mudou por conta do calendário mais enxuto. A edição de 2026 contará com 12 times divididos em três grupos, cada um com quatro equipes:

GRUPO A

– Vila Nova
– Crac
– Inhumas
– Goiatuba

GRUPO B

– Anápolis
– DE
– Jataiense
– Aparecidense

GRUPO C

– Atlético-DE
– Abecat
– Centro-Oeste
– Anapolina

Nessa etapa, as equipes não enfrentam os times do próprio grupo. Cada clube fará oito jogos, todos contra adversários dos outros dois grupos, em turno único. Ao fim da primeira fase, os oito melhores colocados na classificação geral avançam para as quartas.

O sistema de descenso também sofrerá alteração:

– O 12º colocado (último geral) será rebaixado diretamente
– O 10º e o 11º disputam um confronto de dois jogos para definir o segundo rebaixado

Na fase de mata-mata, os jogos serão em ida e volta – a última partida será disputada com mando da equipe de melhor campanha.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp