Operação Policial na Cidade Alta do Rio de Janeiro gera bloqueios e tensão

operacao-policial-na-cidade-alta-do-rio-de-janeiro-gera-bloqueios-e-tensao

Uma operação policial realizada na manhã desta quinta-feira provocou blocos intermitentes na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, Zona Norte do Rio de Janeiro. Tiros foram ouvidos no início do dia, e equipes da Polícia Militar continuam na região. Vídeos que circulam nas redes sociais e imagens do Centro de Operações da Prefeitura (COR) mostram barricadas em chamas no interior da comunidade e trechos da via expressa praticamente vazios. A densa coluna de fumaça pôde ser observada de diferentes pontos da cidade.

A operação está sendo realizada por policiais do 16º BPM, em ação integrada com o Comando de Operações Especiais (COE), nas comunidades Cidade Alta, Pica-Pau, Kelsons, Quitungo, Tinta, Dourados, Dique, Furquim Mendes e Guaporé, todas localizadas na Zona Norte do Rio de Janeiro. Essas comunidades fazem parte do Complexo de Israel, que inclui também Parada de Lucas e Cinco Bocas, com o território sendo dominado pelo Terceiro Comando Puro (TCP), comandado pelo traficante conhecido como Peixão. Essa facção controla diversas atividades criminosas na região e é frequentemente alvo de operações policiais.

Os confrontos e as chamas resultantes da operação afetaram a circulação de transporte público na região. No ramal Saracuruna da SuperVia, a circulação de trens está operando apenas entre as estações Central do Brasil x Penha e Duque de Caxias x Saracuruna, devido a um tiroteio próximo à estação Cordovil. O ramal opera com um intervalo de aproximadamente 20 minutos. Já as linhas 60, 61 e 71 do BRT foram temporariamente interrompidas nas proximidades das estações Mercado São Sebastião e Vigário Geral, sendo retomadas por volta das 5h50.

Mesmo com a liberação da Avenida Brasil nos dois sentidos por volta das 5h50, uma faixa das pistas central e lateral permanece interditada, com equipes da Polícia Militar e agentes de trânsito monitorando a situação. Reforços de segurança do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas continuam atuando intensivamente na região da Cidade Alta e Pica-Pau. Confrontos e operações policiais recorrentes na região têm causado constante tensão e transtornos à população local, bem como aos motoristas que utilizam as vias expressas próximas.

Em janeiro deste ano, uma grande operação envolvendo cerca de 400 policiais e dez blindados mobilizou diversas comunidades da Zona Norte e de Duque de Caxias, incluindo a Cidade Alta. A ação parte da ofensiva contra a facção que controla o Complexo de Israel, fechando a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. Em junho, outro confronto voltou a paralisar a circulação nas vias expressas, gerando cenas de pânico entre motoristas e passageiros. Episódios como esses têm se tornado frequentes na região, impactando a vida de quem vive ou transita pela Cidade Alta e arredores.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp