O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros cinco condenados do núcleo 1 em prisão, após audiência de custódia realizada na quarta-feira (26). Os detalhes das audiências foram divulgados pela Corte nesta quinta-feira (27). Todas as audiências foram conduzidas remotamente por um juiz auxiliar do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, com cerca de 30 minutos de duração, nos locais onde os presos estão detidos.
A audiência de Bolsonaro foi realizada por videoconferência na Superintendência da Polícia Federal, onde ele está cumprindo pena. Durante o procedimento, Bolsonaro foi questionado sobre seu endereço, respondendo que não lembrava ‘de cabeça’, mas que as informações estavam nos autos. Segundo a ata, o ex-presidente relatou ter refluxo, apneia do sono, utilizar cinco medicamentos e necessitar de alimentação especializada, com laudo já anexado aos autos.
A audiência de custódia é um procedimento padrão para todas as prisões no Brasil, visando verificar a legalidade e regularidade da detenção. A prisão preventiva de Bolsonaro foi convertida em definitiva após o ministro Alexandre de Moraes determinar o trânsito em julgado da ação do golpe e ordenar a prisão imediata do ex-presidente. Os demais condenados também receberam determinação para o cumprimento da pena.
Os horários das audiências dos outros condenados foram os seguintes: Almir Garnier às 13h em Brasília, Anderson Torres às 13h30 na Papuda, Augusto Heleno às 14h no Comando Militar do Planalto, e Paulo Sérgio Nogueira às 15h também no Comando Militar do Planalto. Já Walter Braga Netto teve sua audiência marcada para 15h30 na 1ª Divisão do Exército, Vila Militar, no Rio de Janeiro.




