“Reformas no Estatuto do Corinthians: Baixa Adesão e Debates na Primeira Audiência Pública”

22reformas-no-estatuto-do-corinthians3A-baixa-adesao-e-debates-na-primeira-audiencia-publica22

Reunião de estatuto do Corinthians tem baixa adesão e divergências sobre Comissão de Ética
Primeira audiência pública sobre a reforma estatutária do Corinthians aconteceu no Parque São Jorge nesta segunda-feira
Caio: “Essa instabilidade do Corinthians diz muito sobre o elenco”

Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na primeira audiência pública para debater a reforma do estatuto do Corinthians no Parque São Jorge, nesta segunda-feira. O debate se estendeu por aproximadamente três horas.

Os três primeiros capítulos do anteprojeto apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, foram foco de discussão. Eles abordaram temas como natureza jurídica, finalidades sociais, princípios de gestão, estrutura interna do clube, entre outros.

Mais notícias sobre o Corinthians:
– Yuri Alberto realiza treino regenerativo e aguarda resultados de exames
– Possibilidade de poupar jogadores durante o Brasileirão é avaliada
– Charles, do Corinthians, é punido pelo STJD por expulsão contra o Bragantino

Durante a audiência, mais de dez oradores se inscreveram para falar por cerca de dez minutos cada. Além disso, discutiu-se a criação de uma Comissão de Ética e Integridade, assim como outras questões relevantes para o clube.

Houve debates sobre a contratação de profissionais externos, exigência de Ensino Superior em Direito para associados e a possibilidade de criar uma assessoria jurídica para auxiliar a comissão. Também foram levantadas questões sobre contratação de parentes de conselheiros, responsabilização de dirigentes por irregularidades e regras de elegibilidade para votação nas eleições.

Além disso, a reunião também abordou a possível redução de recursos e extinção de departamentos de esportes amadores e olímpicos. Em meio a uma crise financeira, o presidente Osmar Stabile decidiu separar o dinheiro do departamento de futebol e do clube social a partir de 2026.

A votação da reforma estatutária no Conselho Deliberativo, originalmente marcada para 24 de novembro, foi adiada devido à necessidade de mais discussões. O texto apresentado por Tuma em outubro não tinha o apoio necessário para ser votado pelos conselheiros.

Confira o cronograma das próximas audiências públicas:
– 01/12/2025: Temas centrais sobre a denominação, sede, fins e patrimônio, entre outros
– 05/12/2025: Votação do Fiel Torcedor
– 08/12/2025: Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade
– 17/12/2025: Poderes Sociais, Assembleia Geral, Convocação, Quórum e Publicidade
– E mais datas até fevereiro de 2026

Como participar dos debates:
As audiências públicas ocorrem no teatro do Parque São Jorge, com início previsto às 18h e duração aproximada de quatro horas. Os interessados devem enviar um e-mail ao Corinthians com até três horas de antecedência para se inscrever. Cada participante terá até dez minutos para se manifestar.

Após cada audiência, a Comissão da Reforma do Estatuto divulgará um resumo com as principais alterações propostas no anteprojeto. A busca por melhorias e adequações no estatuto do Corinthians continua, com debates e discussões abertas para a participação da comunidade corintiana.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp