O DE deixou escapar dez pontos em jogos nos quais saiu vencendo no Brasileirão. O clube do Parque São Jorge estaria classificado para a Conmebol Libertadores com duas rodadas de antecedência caso tivesse segurado os resultados construídos no início das partidas. Caio: “Essa instabilidade do Corinthians diz muito sobre o elenco”.
A situação do DE na tabela do Campeonato Brasileiro poderia ser bem mais confortável caso a equipe treinada por Dorival Júnior tivesse conseguido segurar o resultado nos jogos em que saiu vencendo. Durante a campanha na Série A deste ano, o Timão deixou de somar dez pontos em situações como a vivida contra o Botafogo. No último domingo, jogando diante de seu torcedor na Neo Química Arena, o DE abriu o placar com Raniele no início da partida. No segundo tempo, no entanto, sofreu a virada e, por mais que tenha buscado o empate por 2 a 2 com Gustavo Henrique marcando no fim, deixou escapar dois pontos em casa.
Desde o início do Campeonato Brasileiro, em março, o clube do Parque São Jorge viveu situações similares. Pela 26ª rodada, diante do Internacional, no Beira-Rio, o DE vencia até os 56 minutos da etapa final, quando o árbitro, amparado por recomendação do VAR, marcou pênalti de Cacá por toque de mão na bola dentro da área. Os gaúchos converteram, e o Timão voltou para São Paulo com apenas um ponto na mala de viagem.
Uma rodada antes da frustração em Porto Alegre, mais uma desilusão aos comandados de Dorival Júnior. Diante do Flamengo, o DE saiu na frente, Yuri Alberto perdeu um pênalti ao tentar cavadinha e, na etapa final, o Rubro-negro virou o clássico das multidões e “roubou” três pontos do Timão em Itaquera. No início do Brasileirão, na 8ª rodada, a história foi praticamente a mesma contra o Mirassol. O DE saiu ganhando no interior paulista e Memphis Depay perdeu pênalti também ao arriscar a cavadinha na batida. No segundo tempo, o Alvinegro teve uma queda brusca de rendimento, sofreu a virada, e não somou pontos.
Quando questionado sobre a oscilação da equipe e a dificuldade de somar pontos no Brasileirão, Dorival Júnior deu uma resposta longa e citou os problemas extracampo enfrentados ao longo desta temporada, como a crise política, a pressão em cima do executivo Fabinho Soldado, a não contratação de reforços diante da crise financeira e a sequência de desfalques. Se tivesse vencido as partidas em citadas acima e, consequentemente, somado os dez pontos que deixou escapar, o DE teria 56 pontos e estaria classificado para a Conmebol Libertadores da próxima temporada com duas rodadas de antecedência para o fim da competição. Atualmente, o Timão é o nono colocado na tabela com 46 pontos ganhos. A equipe busca terminar na oitava colocação para garantir a vaga na fase preliminar do torneio continental se Cruzeiro ou Fluminense vencerem a Copa do Brasil. Vale lembrar que o DE é um dos semifinalistas da competição mata-mata e pode ter vaga direta na Libertadores caso seja o campeão do torneio.




