O MetrôRio está participando da campanha Natal Sem Fome promovida pela ONG Ação da Cidadania, recebendo doações de alimentos não perecíveis até o dia 25 de dezembro. As doações podem ser feitas em 10 estações diferentes, incluindo Pavuna, Del Castilho, Uruguai/Tijuca, Saens Pena/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. As caixas coletoras e totens da campanha estão disponíveis nestes locais para que os passageiros e visitantes possam contribuir para tornar o Natal de quem precisa mais iluminado.
As doações podem ser feitas durante o horário de funcionamento do metrô, de segunda-feira a sábado das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados das 7h às 23h. Além disso, as contribuições também podem ser feitas através do site oficial da campanha, www.natalsemfome.org.br. Esta edição do Natal Sem Fome tem como meta distribuir mais de duas mil toneladas de alimentos em todo o Brasil, sendo considerada uma das maiores mobilizações sociais do país. A iniciativa foi criada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, e visa combater a insegurança alimentar e a fome.
Apesar do Brasil ter saído do Mapa da Fome, a insegurança alimentar ainda é uma realidade presente no país. Segundo dados do IBGE de 2024, cerca de 24,2% dos domicílios brasileiros ainda vivem com algum grau de insegurança alimentar, o que representa mais de 60 milhões de pessoas sem acesso regular à alimentação adequada. Os lares chefiados por mulheres são os mais afetados, representando quase 60% dos casos, sendo que a fome afeta de forma desproporcional crianças e famílias de baixa renda.
A campanha Natal Sem Fome é uma oportunidade para contribuir com aqueles que mais precisam e promover a solidariedade neste período tão especial. Com as doações de alimentos não perecíveis, é possível ajudar a garantir uma alimentação adequada para famílias em situação de vulnerabilidade. Participe da campanha do MetrôRio e ajude a fazer a diferença na vida de quem precisa. Juntos, podemos iluminar o Natal de quem mais necessita de apoio e solidariedade.




