O senador Carlos Viana, presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, solicitou autorização ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, para realizar visitas aos condenados da trama golpista, incluindo generais, sentenciados do 8 de Janeiro e o ex-presidente Jair Bolsonaro. As fraudes do INSS foram expostas pelo Metrópoles. Os pedidos enfatizam que as visitas têm “caráter estritamente humanitário e institucional”.
Em sua declaração, Viana ressaltou a importância de verificar as condições em que estão sendo tratados os detidos. Ele destacou a necessidade de equilíbrio e justiça na aplicação da lei, reforçando o papel do PL nº 5.977/2025, conhecido como PL do Fim dos Exageros. O senador assegurou que continuará vigilante para garantir o cumprimento da lei sem excessos, em benefício da população brasileira.
O presidente da CPMI esclareceu que as visitas não têm o intuito de interferir em questões judiciais ou processuais. O foco da Comissão é investigar irregularidades no INSS, relacionadas a descontos indevidos em benefícios de aposentadoria e pensão. As fraudes do INSS foram reveladas pelo Metrópoles em uma série de reportagens, levando a investigações da PF e da CGU.
A exposição das fraudes resultou na operação Sem Desconto, que causou a demissão do presidente do INSS e do ministro da Previdência. O senador reiterou seu compromisso em seguir as diretrizes de segurança e comunicação durante os encontros, conforme orientações das autoridades responsáveis. Viana busca garantir transparência e responsabilidade em suas ações, em benefício da sociedade brasileira.




