Resgatado por Zubeldía, Soteldo já deu trabalho para treinador antes de reencontro no Fluminense
Venezuelano marcou contra ex-time do atual técnico quando ainda atuava pelo Zamora. No Fluminense, atacante se coloca como candidato a substituir Canobbio na Copa do Brasil
A oportunidade apareceu e Soteldo aproveitou. Os dois gols marcados na vitória sobre o Grêmio, na última terça-feira, na Arena, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, fizeram com que Luis Zubeldía ganhasse mais uma opção no elenco e que o atacante encerrasse uma seca de mais de 400 dias sem marcar. Mas isso não é por acaso. Na verdade, o venezuelano é um velho conhecido do treinador, já tendo dado trabalho para ele num passado não muito distante.
Entenda como está a janela de transferência do Fluminense. Soteldo já foi algoz de Zubeldía muito antes de eles se reencontrarem no Fluminense. Para entender essa história, é preciso voltar para o ano de 2015, quando o então promissor treinador da LDU, do Equador, precisou armar estratégias para tentar conter — e não conseguir — o jovem atacante do Zamora, da Venezuela.
O jogo em questão aconteceu na Conmebol Sul-Americana daquele ano. O duelo foi pela fase de grupos da competição e o placar final foi de 1 a 1, com gol marcado por Soteldo.
Dali em diante, Zubeldía e Soteldo se encontrariam mais quatro vezes, com placar igualado. Enquanto o treinador venceu dois jogos, um pela LDU e outro pelo São Paulo, o atacante também venceu dois, por Santos e Grêmio.
Alvo de críticas da torcida do Fluminense, o venezuelano havia marcado seu último gol em vitória sobre o Atlético-GO, em 26 de outubro de 2024. Na época, Soteldo ainda defendia o Grêmio, emprestado pelo Santos. De lá para cá, ele retornou ao clube paulista e fez 17 jogos, sem quaisquer gols, antes de ser negociado com o Fluminense. Soteldo na saída para o intervalo afirmou: “Acho que não tive bons momentos, muita lesão no ano. Me recuperava e voltava a cair, e isso é muito difícil para um jogador e como pessoa mentalmente. Mas graças a Deus já estou bem, melhorando cada dia mais, o professor está me dando mais confiança. Fico feliz porque o gol nos dá a vantagem, isso é o mais importante.”
Com o resultado desta terça, o Fluminense chegou a 61 pontos, ultrapassou o Botafogo na tabela e chegou à quinta colocação, que dá uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores. O rival alvinegro, porém, ainda joga nesta rodada, contra o Cruzeiro, na quinta-feira, em Belo Horizonte. Assista tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv.




