A árvore de Natal da Lagoa volta a brilhar neste final de semana após cinco anos de ausência. Com 60 metros de altura e 20 quilômetros de luzes, a estrutura será acesa em uma grande festa que contará com show de fogos e concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica. O repertório inclui músicas de Tchaikovsky e Milton Nascimento, além de uma apresentação especial da cantora Analu Pimenta. A árvore permanecerá na Lagoa até 6 de janeiro, com horários especiais de acendimento e programação natalina nos arredores.
Além da Árvore da Lagoa, a Enseada de Botafogo também terá uma árvore de Natal gigante, com 80 metros de altura. A estrutura funcionará diariamente das 19h à meia-noite e oferecerá uma vila gastronômica, pocket shows aos finais de semana e queima de fogos todos os sábados e domingos de dezembro. As atrações incluem Nego Álvaro, Os Tapetes Contadores de Histórias e Nova Orquestra. O local também contará com apresentações diárias de balé de água e show de luzes.
Na Barra da Tijuca, o Barra Shopping mantém sua tradicional árvore de Natal com queima de fogos todos os sábados até o Natal. O público pode visitar quatro ambientes interativos gratuitos, que incluem a Trilha dos Pinheiros Encantados, Fábrica Encantada de Brinquedos, Trilha dos Sinos Mágicos e Casa do Papai Noel. Os horários de visita variam durante a semana e aos finais de semana.
O fim de semana também marca a celebração dos 30 anos do Trem do Samba, que terá uma programação especial com viagens da Central do Brasil até Oswaldo Cruz. O trem contará com diversas rodas de samba, palcos principais com artistas renomados como Roberta Sá, Leci Brandão e Dudu Nobre, além de festas na quadra da Portela com entrada gratuita. Para embarcar, é solicitada a doação de 1kg de alimento não perecível.
O MetrôRio terá uma operação especial durante o fim de semana devido à inauguração da árvore da Lagoa, jogos no Maracanã e Engenhão, e o Rio Parada Funk. A Linha 2 operará entre Pavuna e General Osório/Ipanema, enquanto as Linhas 1 e 4 seguirão do Uruguai até Jardim Oceânico/Barra. A transferência entre as linhas será possível entre a Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Recomenda-se aos usuários carregar seus cartões com antecedência ou utilizarem o pagamento por aproximação.




