Responsáveis da minuta do golpe de Estado no Brasil começam a ser julgados

responsaveis-da-minuta-do-golpe-de-estado-no-brasil-comecam-a-ser-julgados

De acordo com as investigações do Ministério Público, os acusados estão sendo julgados no Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil por sua participação na elaboração da minuta do golpe de Estado no país. Esse processo já resultou na condenação do ex-Presidente Jair Bolsonaro e inicia-se na terça-feira. Os acusados teriam monitorado a ‘proposta de neutralização violenta de autoridades’, incluindo o Presidente brasileiro, Lula da Silva, e o juiz Alexandre de Moraes.

Além disso, os responsáveis estavam envolvidos na articulação, dentro da Polícia Rodoviária Federal (PRF), para ‘dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste’ durante as eleições presidenciais de 2022. Esse plano visava a segunda volta das eleições em outubro daquele ano, em uma região conhecida por votar em massa em Lula da Silva. O grupo, denominado Núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado, é composto por diferentes figuras, incluindo delegados, coronéis e generais.

O julgamento dos acusados está marcado para terminar em dezembro, abrangendo acusações como tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Esses são os mesmos crimes que resultaram na condenação de Jair Bolsonaro em setembro, por ser considerado o líder da organização criminosa. O STF informou que até o momento 24 réus foram julgados e condenados em razão da tentativa de golpe, abrangendo diferentes núcleos de participação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp