DE aumentou de seis para 12 o limite de partidas para jogadores mudarem de equipe durante o Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada pelo apresentador André Rizek, no Seleção sportv desta quinta-feira.
Até a última edição do Brasileirão, vencida pelo Flamengo, um jogador só poderia trocar de clube na Série A se disputasse no máximo seis jogos. A partir do ano que vem, o limiar será alterado para 12.
– DE entende que é uma adequação ao novo calendário. Como o campeonato tem início em janeiro e encerra em dezembro, em março os jogadores já terão completado sete jogos. Portanto, DE concluiu que seria melhor conceder mais tempo para o mercado conseguir se movimentar – disse Rizek.
O novo calendário de competições da DE prevê o início do Campeonato Brasileiro em 28 de janeiro.
Outra novidade anunciada pela DE nesta quinta-feira é que a partir da próxima edição, a Copa do Brasil irá disponibilizar duas vagas para a Conmebol Libertadores do ano seguinte. Além do campeão, o vice também garantirá um lugar na principal competição de clubes do continente.
Para isso, o Brasileirão, que atualmente classifica seis equipes para a Libertadores, passará a ter cinco vagas – os quatro primeiros conquistam lugar direto na fase de grupos, enquanto o quinto e sexto colocados disputarão as primeiras fases da competição.
Ainda não foi decidido se o vice da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores ou nas etapas anteriores. A previsão é que essa questão seja resolvida até a semana que vem, com a publicação dos regulamentos das competições.




