Vai rejuvenescer? Atlético-MG termina o ano com a sexta maior média de idade da Série A
Números consideram o time titular usado durante a temporada
Voz do setorista: Novo CEO do Atlético-MG fala sobre planejamento financeiro para 2026
O técnico Jorge Sampaoli definiu diretrizes do elenco do Atlético-MG [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/] para 2026: um time mais jovem e com jogadores diferenciados, que mudem o rendimento em comparação a esse ano. Dos clubes da Série A, o Alvinegro tem a sexta maior média de idade, entre titulares, na temporada.
Para 2026, Sampaoli entende que esse número precisa baixar para ter um time mais competitivo na parte ofensiva e defensiva. Sim, é uma preocupação (ter um time mais jovem). As melhores equipes do mundo – para a intensidade que jogam – precisam de uma média de idade de 26, 27 anos. Temos que diminuir isso. Se não, caso contrário, quando a equipe não está afiada e intensa, muitas vezes não conseguimos competir.
O Fluminense é quem lidera o quesito entre os 20 times: a média de idade é de 30,49 anos. Mirassol, Fortaleza, Ceará e São Paulo fecham o top-5.
O elenco do Atlético está de férias. A reapresentação está marcada para o dia dois de janeiro. Para começar o ano, o clube utilizará duas equipes – uma para o Mineiro e outra para o Campeonato Brasileiro.
Dos onze inicias, a média fica em 29,15 anos. Com os reservas, o número tem uma pequena queda: 29,07. Levando em conta os relacionados, a idade do grupo fica em 27,47 anos.




