Fifa The Best 2025: quem vota no prêmio de melhor do mundo? Confira
Premiação da Fifa tem quatro categorias de eleitores com o mesmo peso: capitães e técnicos das seleções nacionais, jornalistas dos países filiados e torcedores. Fluminense e Botafogo têm representantes no The Best Fifa 2025.
A Fifa anunciará nesta terça-feira, véspera da final da Copa Intercontinental de 2025, os vencedores do prêmio de melhor jogador e melhor jogadora do mundo na décima edição do The Best, em Doha, no Catar, às 14h (de Brasília). Diferente da Bola de Ouro, onde apenas jornalistas participam, a premiação da Fifa tem quatro categorias diferentes de eleitores: capitães e técnicos das seleções nacionais (masculinas e femininas), jornalistas dos países filiados e torcedores de todo o mundo.
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O The Best Fifa, no atual formato, foi criado em 2016. O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferentes de votação.
Em seu site oficial, a Fifa informou que mais de 16 milhões de torcedores participaram da votação, encerrada no dia 28 de novembro. “Os torcedores desempenharam um papel fundamental na escolha dos nomes vencedores, registrando mais de 16 milhões de votos e influenciando o destino de vários prêmios, entre eles: The Best Fifa para a jogadora do ano, The Best Fifa para o jogador do ano, The Best FIFA para o(a) treinador(a) do ano no futebol feminino, The Best Fifa para o treinador do ano no futebol masculino, The Best Fifa para a goleira do ano e The Best Fifa para o goleiro do ano”, diz um trecho do comunicado da entidade.
Cada eleitor escolhe os três melhores jogadores da temporada, colocando-os em ordem: o primeiro colocado soma cinco pontos; o segundo, três; e o terceiro um. Essa pontuação é utilizada para ranquear os concorrentes em cada categoria de eleitores (capitães, técnicos, jornalistas e torcedores). Então, uma nova pontuação é atribuída a cada jogador ou jogadora dentro de cada grupo.
O atacante Raphinha, do Barcelona, é o único representante do Brasil entre os 11 finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo de 2025. Vencedor da Bola de Ouro, o francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, é o favorito – ele viajou com a delegação do PSG para o Catar, mesmo se recuperando de um problema muscular e ainda sem ter presença confirmada na final de quarta-feira contra o Flamengo.
Entre as mulheres, o Brasil tem seis indicadas à seleção da temporada: as goleiras Lorena (KC Current), Lorena e Nicole (Corinthians), as defensoras Mariza (Corinthians) e Tarciane (Lyon), e as atacantes Amanda Gutierres (Palmeiras) e Marta (Orlando Pride). Marta também concorre ao prêmio que leva seu nome, de gol mais bonito no futebol feminino. A camisa 10 da seleção brasileira ganhou a primeira edição do troféu, ano passado, com um gol feito pelo Brasil em um amistoso contra a Jamaica, e este ano foi indicada por um golaço pelo Orlando Pride sobre o KC Current, na caminhada do seu time ao título da liga feminina dos Estados Unidos.
No horário e onde assistir ao Fifa The Best 2025 ao vivo: Data: 16/12/2025, Horário: 14h (de Brasília), Local: Doha, Catar, Onde assistir: Fifa+ (streaming).
Os prêmios que serão entregues: Melhor jogador do mundo, Melhor jogadora do mundo, Melhor treinador no futebol masculino, Melhor treinadora no futebol feminino, Melhor goleiro, Melhor goleira, Prêmio Puskás – dado ao gol mais bonito no futebol masculino, Prêmio Marta – dado ao gol mais bonito no futebol feminino, Fifa Fan Award – dado a um torcedor ou grupo de fãs, Fifa Fair Play – premia o espírito esportivo de um atleta ou clube.




