Foguete HANBIT-Nano tem lançamento adiado para garantir substituição de componentes

foguete-hanbit-nano-tem-lancamento-adiado-para-garantir-substituicao-de-componentes

O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, que seria lançado nesta quarta-feira (17) na Base de Alcântara (MA), teve seu lançamento adiado. De acordo com a empresa Innospace, responsável por sua produção, o adiamento se deu para garantir tempo para a substituição de componentes, após a detecção de uma anomalia no dispositivo de resfriamento do sistema de fornecimento de oxidante do primeiro estágio durante a inspeção final. A nova data prevista é sexta-feira (19).

A Innospace afirmou que a substituição dos componentes afetados envolve apenas o sistema de refrigeração e que o foguete não possui defeitos estruturais. Apesar do atraso, a Força Aérea Brasileira (FAB) assegurou que suas infraestruturas e equipes técnicas estão prontas para apoiar o lançamento, em coordenação com outros órgãos.

O HANBIT-Nano tem 21,9 metros de altura, pesando 20 toneladas e com 1,4 metro de diâmetro. É capaz de atingir a órbita da Terra em até três minutos, alcançando uma velocidade de até 30 mil km/h. A missão Spaceward, coordenada pela FAB e AEB, visa levar cinco satélites e três dispositivos para pesquisas em diversas áreas, desenvolvidas por instituições do Brasil e da Índia.

O foguete será lançado em dois estágios e poderá ser observado a olho nu em Alcântara (MA). Se bem-sucedido, o lançamento pode impulsionar o Brasil no mercado global de lançamentos espaciais. O Centro de Lançamento de Alcântara conta com localização privilegiada devido à proximidade da linha do Equador, o que reduz custos de operação.

A Operação Spaceward marca uma nova fase para o Programa Espacial Brasileiro, possibilitando o lançamento de foguetes comerciais em Alcântara, graças a um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado com os EUA em 2019. Isso atrai investimentos estrangeiros, melhora a tecnologia espacial e coloca o Brasil no mercado global.

O acordo simplificou o processo de lançamento de dispositivos desenvolvidos com tecnologia norte-americana a partir da base brasileira. Com a nova data prevista para o lançamento do HANBIT-Nano, a expectativa é de um marco na trajetória espacial do Brasil.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp